APSREDES

A crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde é tema de seminário do Conass Debate

O predomínio das condições crônicas e a necessidade de modernização dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo serão discutidos no seminário a ser realizado pelo Conass, no dia 13 de maio, em Brasília. A  terceira edição do projeto CONASS Debate vai trazer como palestrante o assessor do programa Obamacare, Rafael Bengoa, que já foi ministro da Saúde do país Vasco, onde o modelo de atenção às condições crônicas foi implantado com sucesso.

Além de Bengoa, estão confirmadas as participações de Luiz Facchini, da Universidade de Pelotas (ex-presidente da Abrasco); de Claunara Schilling Mendonca, da Universidade do Rio Grande do Sul (ex-diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde); de Luiz Fernando Rolim Sampaio, da Unimed Belo Horizonte (ex-consultor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto); de Frederico Guanais, da Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e do coordenador técnico do projeto CONASS Debate, Eugênio Vilaça Mendes. O evento será transmitido ao vivo, pelo site oficial do evento e pelo Canal Saúde.

Programação

9h – Abertura

–       Wilson Duarte Alecrim – presidente do CONASS

–       Antônio Carlos Nardi – presidente do Conasems

–       Maria do Socorro de Souza – presidente do Conselho Nacional de Saúde

–       Arthur Chioro – ministro de Estado da Saúde

–       Joaquim Molina – representante da Opas/OMS

10h30 – Conferência de Abertura

–       Rafael Bengoa – assessor do programa Obamacare, foi diretor de Gestão de Condições Crônicas e diretor de Políticas do Sistema de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), e ex-ministro da Saúde do país Vasco

11h30 – Contextualização do tema.

–       Eugênio Vilaça Mendes – gerente técnico do projeto CONASS Debate

 

12h – Almoço

13h30 – Exposições

–       Luiz Facchini, professor do Departamento de Medicina Social e dos Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia e em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, pós-doutorado em Saúde Internacional, e ex-presidente da Abrasco.

–       Claunara Schilling Mendonca, professora de Medicina de Família no Departamento de Medicina Social da Universidade do Rio Grande do Sul, Medica de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição, e ex-diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

–       Luiz Fernando Rolim Sampaio, chefe do Escritório de Serviços de Saúde da Unimed Belo Horizonte, foi diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, consultor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto, e assessor técnico do CONASS.

–       Frederico Guanais – PhD, especialista Líder em Saúde da Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Coordenação

–       Renilson Rehem – gerente do projeto CONASS Debate.

15h30 – Debate com a plateia, internautas e expositores.

Mediação

–       Renato Farias – Canal Saúde/Fiocruz.

17h – Encerramento

Mais informações – http://www.conass.org.br/conassdebate/.

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe