Foram implantada as forminhas em 09 escolas e creches do município na modalidade de educação infantil, contemplando uma média de 1200 alunos. As merendeiras foram orientadas quanto a utilização das forminhas, e solicitado que elas usassem a sua imaginação na formação dos pratos.
A análise da intervenção, de forma geral, mostrou que a utilização das forminhas educativas além de promover o aprendizado, despertou a curiosidade nas crianças e contribuiu na socialização e sua participação no ambiente escolar. As preparações modeladas com as forminhas gerou pratos mais atrativos, sendo possível notar uma melhora significativa na aceitação da merenda, reduzindo assim, o desperdício de alimentos.
Conclui-se que a estratégia de educação nutricional relatada nesta experiência foi positiva, obtendo resultados satisfatórios na aceitação da merenda escolar. As atividades de EAN aliadas à métodos lúdicos de intervenção, oportunizaram aos estudantes a construção de conhecimento e interesse pelos alimentos, o que estimulou à práticas alimentares saudáveis. É importante ressaltar que este tipo de ação, no âmbito do PNAE, devem ocorrer de forma programada e contínua, adequadas as diferentes faixas etárias, para que se tenha o melhor resultado na busca pelo hábito alimentar saudável.