Relatando uma experiência acerca do estímulo ao consumo de alimentos não convencionais com a implantação em 2012 do PROGRAMA : ERVAS MEDICINAIS E CONDIMENTARES NA COMPLEMENTAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, seguindo até a suspenção das aulas presenciais em 2020, retomando posteriormente de modo gradativo…..
BREVE RELATO:
Enfatizando o sábio dito popular de que “ a prevenção ainda é o melhor remédio”, a Secretaria Municipal de Educação por iniciativa da nutricionista Juliana Cimitam, implanta e incentiva o Programa Ervas Medicinais e Condimentares na Complementação da Escolar.
Tem como público alvo os escolares da rede municipal de ensino.
O objetivo de complementar a alimentação escolar com ervas medicinais e condimentares é usufruir dos inúmeros benefícios que a utilização das mesmas traz para a saúde e promover o resgate da cultura de gerações bem como sua manutenção através dos tempos.
Na prática, as ervas condimentes como orégano, louro, açafrão, manjericão, manjerona, alecrim, cominho, nóz moscada, cravo, canela, entre outras, além do tradicional cheiro- verde, alho e cebola, são utilizados como temperos na confecção das preparações a serem servidas aos alunos, de modo individual e/ou na utilização do sal temperado (uma proporção de variados tipos de ervas condimentares desidratadas diferentes, acrescidas ao sal iodado), bem como no tempero utilizado em de saladas.
Já as ervas medicinais como erva-doce, hortelã, cidreira, camomila, capim-limão, gengibre, poejo, alfavaca, entre outras, os escolares recebem porções de chá, feitos com as ervas.
Desta forma, proporcionamos um duplo benefício, ajudando tanto na questão da saúde, pois as ervas medicinais são preventivas de doenças, melhorando a imunidade e funcionamento de vários órgãos de sistema digestório, quanto no outro fator que seria o resgate da cultura, , e estimulando o consumo destes produtos naturais, o aprendizado dos benefícios de seu consumo, em contrapartida conscientizando-se que os produtos industrializados com conservantes, corantes artificiais e outros aditivos disponíveis amplamente em mercados, são nocivos à saúde se consumidos com regularidade. Assim, fazendo num futuro breve,que as crianças venham a apreciar as ervas, e por consequência terem mais saúde, seguindo os velhos e bons costumes dos tempos dos avós.