A Secretaria Municipal de Saúde do município de São João, Pernambuco, através do Departamento de Atenção Primária à Saúde, vem desenvolvendo a Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) que tem por objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e melhoria da saúde e da nutrição das crianças do município (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). A região conta com um grande percentual de crianças com sobrepeso, obesidade e obesidade grave, chegando a 33,6% da população de crianças de 5 a 10 anos, segundo dados do SISVAN (2021).
Diante da realidade situacional, foram pensadas estratégias que envolvessem as problemáticas abordadas no Grupo de Trabalho Intersetorial e os eixos prioritários do PROTEJA para elaboração de ações que envolvessem a conscientização da população sobre a temática.
Sendo assim, baseadas nos eixos de transformação e janela de oportunidade (comunicação) do PROTEJA, estabelecemos como objetivo, realizar ações de educação alimentar e nutricional para uma alimentação saudável assim como, a orientação de adultos em relação às estratégias de cuidado em saúde e prevenção à obesidade infantil, visto que, os pais são os principais responsáveis pela alimentação dos filhos.
A experiência aconteceu durante a IV EXPOAGRO, que trata-se de uma feira expositiva de produtos agrícolas e agropecuários da região onde reúne, durante dois dias, um expressivo público visitante. As ações envolveram orientações sobre a alimentação saudável, propriedades nutricionais das frutas, a escolha das frutas e armazenamento; orientação da população sobre a higienização das frutas, legumes e verduras; distribuição de fôlder instrutivo sobre a prevenção da obesidade infantil.
As ações foram orientadas através de material didático instrutivo produzido pelas autoras que descreviam o passo a passo para a Higienização das frutas, verduras e legumes e um fôlder para falar sobre a Obesidade Infantil que tinha como público a população em geral. Nesse momento foi distribuído um lanche saudável para as crianças ao mesmo tempo em que eram orientadas sobre a importância da alimentação saudável para saúde. O momento foi bastante interativo, despertando o interesse e aceitação das temáticas através dos questionamentos e relatos compartilhados pelo público.
Acreditamos que a educação em saúde é uma importante ferramenta de promoção da saúde e prevenção de agravos que pode atuar conscientizando, agregando conhecimento e transformando algumas práticas. Consideramos que o material elaborado, irá contribuir nesse sentido, de forma que os adultos possam entender mais sobre a doença e a importância do seu papel na prevenção da obesidade infantil e para as crianças, que a escolha por uma alimentação saudável, pode trazer benefícios em sua saúde e que pode ser muito saboroso.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde.PROTEJA : Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil : orientações técnicas [recursoeletrônico]. Brasília, 2022.
Ministério da Saúde. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Disponível em: http://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriogestao/index. Acesso em: 29 ago. 2022.