Laboratório de Inovação em Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens divulga resultado preliminar da 1ª etapa de homologação das experiências inscritas

Foram homologadas 95 experiências de todo o país que seguem para a 2ª etapa de avaliação.

10 de outubro de 2025 – Reconhecer práticas inovadoras no cuidado a crianças, adolescentes e jovens na Atenção Primária à Saúde é o objetivo do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS), iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Nesta quinta-feira (10/10), foi divulgado o resultado preliminar da 1ª etapa de homologação das inscrições, que marca o avanço da seleção das experiências inscritas em todo o país.

A etapa, de caráter eliminatório, consistiu na análise e triagem das experiências submetidas de acordo com os requisitos, exigências e condições estabelecidas no edital. Foram avaliadas 100 inscrições, das quais 95 foram homologadas e seguem para a próxima fase. As experiências aprovadas atenderam integralmente aos critérios de elegibilidade, como realização no âmbito da Atenção Primária à Saúde, vinculação institucional, adequação ao tema e aos objetivos do Laboratório, além da ausência de conflito de interesses, conforme previsto na chamada pública.

Das iniciativas homologadas, 51 pertencem ao Núcleo Temático de Saúde da Criança e 44 ao Núcleo Temático de Saúde de Adolescentes e Jovens. As práticas reconhecidas expressam a diversidade de experiências desenvolvidas em diferentes regiões do país e reforçam o papel estratégico da APS na coordenação do cuidado e na promoção da saúde integral de crianças, adolescentes e jovens.

O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) das Crianças, Adolescentes e Jovens na Atenção Primária à Saúde (APS) foi instituído por meio de Chamada Pública lançada em 27 de agosto de 2025, durante a cerimônia que celebrou os 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

A Chamada Pública estabelece duas etapas de avaliação:

Etapa 1 – Homologação, de caráter eliminatório, que verifica o cumprimento dos critérios de elegibilidade e das condições de inscrição;

Etapa 2 – Avaliação classificatória e eliminatória, que analisa a adequação das propostas aos objetivos e núcleos temáticos do LIS, bem como sua articulação com os atributos da APS e com as políticas nacionais de saúde da criança e do adolescente.

O período para interposição de recursos ao resultado preliminar da 1ª etapa ocorre de 10 a 15 de outubro de 2025. Acesse aqui o cronograma completo.

A iniciativa reafirma o compromisso da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e a valorização de práticas inovadoras desenvolvidas nos territórios.

Confira aqui o resultado preliminar da 1ª etapa de homologação.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe