- O QUE É O EpiLab?
- REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
- EIXOS TEMÁTICOS
- INSCRIÇÃO
- CRONOGRAMA
- EDITAL
- EQUIPE TÉCNICA
SOBRE O EpiLab
O Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde (EpiLab) é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) que considera o papel estratégico da epidemiologia aplicada nas práticas de vigilância em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A OMS destaca a formação em epidemiologia como um componente essencial para o fortalecimento dos sistemas de saúde públicos. Porém, a carência de conhecimento sobre metodologias bem-sucedidas de formação em epidemiologia, aplicadas aos serviços de saúde, dificulta a formulação de estratégias efetivas. Por isso, considerando a atribuição do Daevs/SVSA/MS de formar recursos humanos em epidemiologia, o EpiLab busca sistematizar iniciativas educacionais em epidemiologia já implementadas ou em andamento no âmbito do SUS e compartilhar experiências bem-sucedidas.
OBJETIVOS DO EpiLab
O EpiLab tem como objetivo mapear as iniciativas educacionais em epidemiologia aplicada, desenvolvidas por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos em todo o território brasileiro, para sistematizar esses saberes e construir um panorama das práticas de formação profissional em epidemiologia que estão sendo desenvolvidas no âmbito do SUS, possibilitando o compartilhamento de experiências e a reprodução em contextos sociais e sanitários semelhantes.
Poderão participar trabalhadores(as) e gestores(as) de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. As iniciativas poderão ser apresentadas de forma colaborativa, articulando diferentes organizações ou instituições, e devem tratar de iniciativas desenvolvidas com foco na qualificação de estudantes, trabalhadores(as) e gestores(as) para o fortalecimento do uso prático da epidemiologia no âmbito do SUS.
O que queremos
- Iniciativa educacional implementada nos últimos 6 anos (2020-2025), em qualquer Unidade Federativa do Brasil;
- Possuir carga horária mínima de 20 horas;
- Voltada para a qualificação de estudantes, trabalhadores(as) e gestores(as) do SUS para aplicação da epidemiologia nas ações do serviço de saúde;
- Iniciativas educacionais que contenham a epidemiologia como tema central, com contribuição direta para a prática de ações em vigilância em saúde;
- Iniciativas já implantadas, em andamento ou finalizadas na data de publicação deste edital;
- Iniciativas desenvolvidas para o SUS;
- Iniciativas que contribuam para o fortalecimento das capacidades locais e regionais de vigilância em saúde para enfrentamento dos problemas de saúde pública;
- Resultados concretos, ainda que parciais.
O que não queremos
- Iniciativas planejadas, que ainda não foram implantadas;
- Capacitações de curta duração e sensibilização, como oficinas, palestras, workshops, webinários e outros com carga horária menor a 20 horas;
- Formações focadas apenas em atividades teóricas que não contribuam para mudanças nas práticas profissionais ou não sejam aplicáveis ao SUS;
- Experiências limitadas à vigilância específica de algum agravo ou doença;
- Experiências de funcionamento ou implementação de vigilância epidemiológica em salas de situação em saúde.
Eixo 1 – Formação acadêmica em epidemiologia aplicada
Iniciativas educacionais em epidemiologia, realizadas por meio de cursos técnicos, de graduação, extensão universitária, pós-graduação lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Essas iniciativas devem ter como foco o desenvolvimento de competências e oferecer subsídios para a aplicação direta dos conhecimentos na prática profissional em qualquer nível de atenção à saúde no âmbito do SUS.
Eixo 2 – Epidemiologia de Campo
Formação de trabalhadores(as) em situações práticas, desenvolvidas no próprio território, com atuação em análise epidemiológica da situação de saúde, coleta e interpretação de dados, com foco em resposta a surtos e a emergências em saúde pública. Objetiva o desenvolvimento de competências em epidemiologia em tempo real de forma integrada aos serviços do SUS.
Eixo 3 – Educação permanente em epidemiologia para atuação em vigilância em saúde
Formação de trabalhadores(as) para qualificação contínua, com atuação em análise epidemiológica, a partir da observação, coleta de dados, análise e interpretação sobre situação de saúde, com foco em planejamento, implementação e avaliação de medidas em saúde pública.
Eixo 4 – Epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão
Formação para gestores(as) e possíveis gestores(as) do SUS, voltada para a aplicação de conhecimento da epidemiologia, gestão de dados e sínteses de evidências para análise de situação de saúde, planejamento e avaliação de ações no contexto da tomada de decisão.
Como se inscrever
Link para inscrição: Acesse aqui
Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)
Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS)