CNS está participando do COE do Ministério da Saúde que gerencia situação sanitária no RS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma das entidades que está participando do Centro de Operações de Emergência (COE) para Chuvas Intensas e Inundações na Região Sul. A iniciativa do Ministério da Saúde deve coordenar a resposta em saúde pública diante de emergências causadas por chuvas intensas, inundações e outros desastres associados na região sul do Brasil, e gerenciar a crise sanitária que assola o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de abril.
Na manhã de sexta (10/05), o presidente do CNS, Fernando Pigatto, acompanhado do secretário-executivo adjunto do Conselho Gustavo Cabral, participaram de uma reunião do grupo em Brasília. Representantes de todas as secretarias e de departamentos do Ministério da Saúde, além de integrantes da Força Nacional do SUS, Anvisa, Fiocruz, Cosems Rio Grande do Sul, Conasems, Conass, Funasa e Opas/OMS também estiveram presentes.
O intuito da reunião foi apresentar as estratégias que cada departamento e instituição está executando nos territórios afetados pela inundação, em um esforço coletivo de alinhamento de ações que sejam eficientes para atender todas as inúmeras demandas sanitárias a que a população local está exposta.
Na ocasião, Pigatto abriu a reunião do COE reforçando que o Rio Grande do Sul é grato ao trabalho e à solidariedade de todas as equipes que estão atuando no estado. “Importante que a gente demonstre também para a sociedade brasileira essa conjunção de esforços que tem sido feito para minimizar o sofrimento, pois ele continua existindo, e atender as questões mais emergenciais, além do planejamento para a reconstrução do estado”, afirmou.
No começo desta semana, Pigatto esteve no Rio Grande do Sul e sobrevoou algumas áreas afetadas, como o município de Canoas, por exemplo, além de visitar um dos Hospitais de Campanha na região. “O CNS fez também uma reunião com o Conselho Estadual de Saúde (CES RS). Quem coordena o processo junto ao COE local será a presidenta do conselho Inara Ruas, que assume este papel (do controle social) junto ao COE no território, enquanto o CNS acompanhará o COE Nacional, em Brasília”, explicou.
COE
O Centro de Operações de Emergências – COE para Chuvas Intensas e Inundações na Região Sul, instituído pela Portaria GM/MS Nº 3.697/2024, é uma iniciativa do Ministério da Saúde para coordenar a resposta em saúde pública diante de emergências causadas por chuvas intensas, inundações e outros desastres associados na região sul do Brasil.
Entre as competências do COE estão:
- Planejar e coordenar as medidas durante a resposta às emergências;
- Articular-se com gestores do SUS e órgãos do Poder Público;
- Encaminhar relatórios técnicos à Ministra de Estado da Saúde;
- Divulgar informações à população sobre a resposta e situação epidemiológica;
- Propor o acionamento de equipes de saúde, devidamente justificado.