APSREDES

O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil compreendem que o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolve a mais potente política pública de saúde bucal das Américas, quiçá do mundo, sendo uma referência para outros países e, internamente, um modelo de proteção social que deve ser fortalecido para promover a saúde bucal nos diversos níveis de atenção, garantindo a integralidade do cuidado à saúde da população.
 
No Brasil, as experiências das políticas públicas para o enfrentamento dos problemas ligados à boca tiveram início na primeira metade do século XX. Inicialmente, de caráter centralizado e verticalizado até que, em 2004, são lançadas as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), conhecida pelo nome fantasia de Brasil Sorridente, cuja proposta era ampliar o acesso de toda a população a ações estratégicas (visando à integralidade da atenção) como, por exemplo, a assistência à saúde bucal na atenção básica, por meio da inserção das equipes de saúde bucal (eSB) na Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta política também permitiu a inclusão da assistência especializada odontológica (até então não existente), por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
Em 2024, a PNSB comemora 20 anos de existência e traz consigo avanços fundamentais, como a garantia da saúde bucal como parte constitutiva do direito à saúde, graças à aprovação da Lei 14.572, de 8 de maio de 2023, além da expansão de serviços essenciais para garantia do cuidado integral à população, como: eSB na atenção básica, expansão de CEO, laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD), serviço de especialidades em saúde bucal (SESB), unidades odontológicas móveis (UOM), dentre outras. Por ser um marco histórico importante, de duas décadas de consolidação da maior política pública de saúde bucal que o Brasil aprovou e instituiu, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) irão promover a 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, com a apresentação de experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a PNSB no âmbito assistencial, de gestão e educacional. O evento acontecerá dias 21 e 22 de novembro, em Brasília-DF.
 
A Mostra será em formato presencial e será apoiada pela OPAS, na etapa de inscrição e seleção das experiências. Não será permitida apresentações em formato remoto. Os eixos temáticos serão apresentados a seguir, bem como as orientações para o envio dos relatos de experiência. A organização e o acompanhamento do evento ficarão sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), ligada ao Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, bem como da OPAS.  

QUEM PODERÁ SE INSCREVER E COMO PARTICIPAR DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Podem participar, com envio de relatos de experiências ou pesquisas, os profissionais de saúde ou estudantes (graduação e pós-graduação) ligados aos serviços de saúde do SUS, em interface com a saúde bucal, cujas práticas estejam em andamento, e abordem as temáticas descritas neste Edital.

Esta 1ª Mostra ocorrerá em formato presencial e a etapa de inscrição ocorrerá de forma online, em endereço específico [mencionar o endereço]. No momento do envio, o(s) autor(es) deverá(ão) selecionar o eixo temático da sua respectiva experiência/pesquisa.

Caso o trabalho submetido seja selecionado para a 1ª Mostra, a comissão organizadora irá entrar em contato, via e-mail, para informar ao(s) autor(es). É fundamental manter os contatos atualizados, pois esta será a forma oficial de comunicação com a 1ª Mostra.

  • Eixo 1. Planejamento e Gestão em Saúde Bucal

    destina-se a experiências que abordem estratégias de enfrentamento de problemas e mecanismos de implementação de políticas; experiências de planos, programas e projetos (planejamento em saúde, planejamento estratégico e programação em saúde); experiências de gestão de qualidade, gestão estratégica, gestão de força de trabalho, gestão orçamentária e financeira.

  • Eixo 2. Educação Permanente, Controle Social e Atividades Coletivas em Saúde Bucal, no âmbito da Estratégia Saúde da Família

    destina-se a experiências que abordem atividades coletivas de promoção e prevenção em saúde bucal no território de atuação das equipes de saúde bucal, experiências de capacitação/atualização dos conhecimentos que são necessários para a qualificação do cuidado e da gestão da clínica, mecanismos de participação social e cidadão para fortalecimento do controle social na ESF e, consequentemente, no SUS.

  • Eixo 3. Odontologia Hospitalar

    destina-se a experiências que compreendam ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais ou com manifestações orais em usuários no ambiente hospitalar, instituição de linhas de cuidado em saúde bucal no ambiente hospitalar, a atuação da equipe de saúde bucal no ambiente hospitalar para garantia do cuidado aos usuários internados ou em ambiente domiciliar assistido, organização do processo de trabalho no ambiente hospitalar das equipes de saúde bucal.

  • Eixo 4. Saúde Bucal Digital

    destina-se a experiências que abordem a teleodontologia no SUS e tecnologias de informação e comunicação (TIC) para garantia do cuidado e da gestão em saúde bucal.

  • Eixo 5. Experiência Ensino-Serviço-Comunidade para a qualificação do trabalho das Equipes de Saúde Bucal

    destina-se a experiências que abordem a relação entre a academia e o SUS, tendo a prática como área de mediação para auxiliar na formação dos profissionais (estágios, projetos de extensão, residências, especializações que contemplem a atuação no SUS).

Como se inscrever

Acesse o tutorial: passo a passo para realizar a inscrição

Link para inscrição: Acesse aqui
13 de maio a 25 de junho de 2024
Inscrições para a Mostra e submissão das experiências
13 de maio a 25 de junho de 2024
5 de julho de 2024
Divulgação das experiências selecionadas
5 de julho de 2024
2 de setembro de 2024
Disponibilização da estrutura para padronização das experiências a serem apresentadas
2 de setembro de 2024
21 de novembro e 22 de novembro de 2024
1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da PNSB
21 de novembro e 22 de novembro de 2024

E-mail para dúvidas

Acesso completo ao Edital