A secretária substituta da Secretaria de Gestão, Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Laíse Rezende, acompanhada da consultora de Capacidades Humanas em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde no Brasil, Mônica Durães, participaram do Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos para a Saúde, encerrado nesta quarta-feira (26/07), em Santiago, no Chile. O objetivo do encontro, promovido pela OPAS/OMS, é monitorar o Plano de Ação sobre Recursos Humanos para o Acesso Universal à Saúde e a Cobertura Universal de Saúde 2018-2023” e reunir conhecimentos e evidências para preparar o próximo plano de ação para os países da América Latina.
Segundo Laíse Rezende, o Brasil pode contribuir para o desenvolvimento da área nos países vizinhos, como a política de educação permanente, a estratégia de formação interprofissional e o PET-Saúde. “O foco em equidade e as estratégias de gestão do trabalho desenvolvidas, hoje, na SGTES iluminam a questão do planejamento, dimensionamento e formação de trabalhadoras(es) da saúde”, relatou. A diretora de Programas observou, ainda, como outros países distribuem a força de trabalho em zonas desassistidas, como planejam e qualificam sistemas de informação em saúde voltadas ao quantitativo e formação de trabalhadoras(es).
Os gestores debateram, desde terça-feira (25/07), experiências sobre instrumentos utilizados nos sistemas de saúde como planos de ação para a saúde, sistemas de informação de recursos humanos em saúde e, no caso do Brasil, a equipe multidisciplinar de saúde na Atenção Primária à Saúde. O encontro busca desenvolver condições e capacidades dos recursos humanos para a saúde e ampliar o acesso a uma cobertura com equidade e qualidade, ponto principal de um dos projetos executados pelo Ministério da Saúde do Brasil, intitulado Programa Nacional de Equidade.
Fonte: com informações da SGTES/MS