A materialização dos 18 anos da Política Nacional de Saúde Bucal nos municípios brasileiros é tema de novo Laboratório de Inovação em Saúde, metodologia desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e aplicada com apoio do Ministério da Saúde. O edital para inscrição de experiências no tema foi lançado nesta quinta-feira (30/07), pelo coordenador da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Wellington Mendes de Carvalho, durante as atividades do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que ocorre em São Paulo até o dia 2 de julho.
“Presente em mais de 91% dos municípios brasileiros por meio das equipes de Saúde Bucal, do Centros de Especialidades Odontológicas e dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, a política conhecida popularmente como Brasil Sorridente, é referência internacional para outros sistemas de saúde e essencial para a melhoria das condições de saúde dos brasileiros, ao promover acesso à assistência odontológica e a integralidade do cuidado do usuário”, ressalta Mendes.
Para participar do LIS PNSB
O Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente receberá inscrições de relatos de experiências, durante todo o mês de julho (1º a 31/07), por meio de formulário online, em três temáticas elegidas como prioritárias para o avanço da PNSB: Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas no SUS, como uma contribuição concreta para o desenvolvimento e inovação em redes integradas de saúde bucal.
“Será uma oportunidade olharmos para as experiências desenvolvidas nessas temáticas nos diversos distritos sanitários do país, identificar as inovações realizadas pelos profissionais de saúde e produzir uma reflexão coletiva sobre o futuro da política que é modelo para a OPAS/OMS e para outros países”, destaca o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS Brasil, Roberto Tapia.
As duas melhores experiências por eixo temático comporão uma publicação organizada pelo Ministério da Saúde e OPAS/OMS Brasil, intitulada Série NavegadorSUS, e serão reconhecidas publicamente como inovadoras em seus respectivos sistemas sanitários, pelas instituições organizadoras do LIS. As experiências participantes também vão compor um “mosaico” de boas práticas no Portal da Inovação em Saúde na Gestão do SUS www.apsredes.org/saudebucal.
A análise das experiências inscritas será feita por uma Comissão do LIS composta por integrantes do Ministério da Saúde, da OPAS/OMS, com participação de entidades e por especialistas convidados. O desenvolvimento do LIS se realizará por meio de debates virtuais e/ou presenciais, realização de estudos de caso com pesquisadores independentes; promoção do intercâmbio de experiências entre as experiências participantes, por meio da realização de grupos de trabalho denominados grupos de cooperação horizontal; e um seminário final para divulgação dos resultados e reconhecimento público das experiências inovadoras por parte das instituições proponentes.
Período de inscrição – 1º a 31 de Julho
Edital e inscrição no site – www.apsredes.org/saudebucal