Os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, e do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas no Brasil, Daniel Balaban, apresentam a publicação que reúne 10 experiências inovadoras selecionadas por meio do Laboratório de Inovação – Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras (LIS-FLV). A iniciativa fez parte da agenda de trabalho do Ano Internacional Frutas, Legumes e Verduras, celebrado em 2021, desenvolvida em parceria com diversos setores do governo federal, especialmente, com o Ministério da Saúde.
As experiências selecionadas pelo LIS-FLV envolvem desde o apoio aos circuitos curtos de comercialização desses alimentos, que buscam aproximar produtores e consumidores, até experiências de incentivo ao consumo de FLV pela população brasileira, a exemplo de iniciativas coletivas realizadas na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). As práticas mostram medidas efetivas a serem seguidas para que o país alcance as metas assumidas no âmbito da Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas, como ampliar em no mínimo 17% o percentual de adultos que consomem frutas, legumes e verduras regularmente, e até 2025 deter o crescimento da obesidade entre adultas e adultos brasileiros.
De acordo com os dados do inquérito Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado em 2019 inquérito, apenas 34,3% dos adultos brasileiros mantêm o consumo regular de FLV; e a análise temporal mostrou redução neste tipo de consumo entre 2015 e 2019, de 37,6% para 34,3%. Além disso, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o consumo de FLV vem reduzindo ao longo dos anos, especialmente nos grupos populacionais de menor renda.
Conheça as 10 experiências inovadoras -BAIXAR