Curitiba publica manual sobre autocuidado apoiado destinado aos profissionais de saúde da APS e caderno de exercícios voltado aos usuários. Essas publicações representam um avanço em tecnologia para o manejo das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS), com iniciativas que integram ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e qualificação da assistência.
De acordo com a Secretária de Saúde do município, Eliane Chomatas, há algum tempo Curitiba tem investido na mudança do modelo assistencial, reforçando o enfoque, a centralidade e a coordenação do cuidado da APS, trabalhando em rede e adotando o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.
O Manual dos profissionais de saúde da APS propõe nortear e qualificar as ações desses profissionais, instrumentalizando-os para a implantação de mecanismos para mudança de comportamento, tão fundamentais no cuidado às condições crônicas em saúde.
No caderno de exercícios o usuário poderá fazer anotações e encontrará atividades e exercícios que se propõe a ajudar na mudança de comportamento.
Acesse aqui o Manual do Profissional de Saúde – Autocuidado Apoiado
Acesse também o Caderno de Exercicios para Usuários