APSREDES

CTA Claydson Rodrigues - Belém (PA)

Av. Alm. Tamandaré, s/n – Campina, Belém – PA, 66023-000

Tel: (91) 3241-7207

Em março de 1996, inaugurou-se em Belém o Centro de Orientação e Apoio Sorológico “Claydson Rodrigues” em homenagem à primeira criança falecida com AIDS no município, possuía todas as características e critérios exigidos pelo Ministério da Saúde.

A partir do ano de 2010, a nomenclatura do COAS Belém foi modificada para Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA, que começou à desenvolver ações mais efetivas, respondendo às mudanças da dinâmica da epidemia, como: a implantação e implementação de laboratório próprio, o auxílio de usuários no processo de adesão aos tratamentos antirretrovirais; o estímulo do diagnóstico das parcerias sexuais; o auxílio dos serviços de pré-natal para a testagem sorológica de mulheres gestantes; atividades “extramuros”, como CTA volante ou itinerante (principalmente junto a populações Ribeirinhas) e palestras externas; a capacitação de profissionais da rede básica de saúde.

O fluxo de atendimento também sofreu alterações, principalmente com a flexibilização do anonimato, possibilitando aos usuários a identificação nominal.  O agendamento dos usuários passou a fazer parte da rotina do CTA, assim como o funcionamento do laboratório próprio que tornou possível o encaminhamento somente das amostras para confirmação, os negativos já eram liberados ali mesmo no serviço, oferecendo maior resolubilidade e retorno aos usuários.

Ao longo dos anos, pode-se observar importantes modificações no perfil da epidemia do HIV/AIDS em Belém, as quais exerceram grande impacto na configuração dos CTA, como as tendências de feminização, interiorização e pauperização da epidemia, determinando a criação de novas estratégias de ampliação do acesso ao diagnóstico na rede básica de saúde; o aumento do conhecimento da população brasileira acerca dos modos de prevenção e transmissão do HIV, reforçando, com isso o papel desses serviços na disseminação de informações corretas e com embasamento científico acerca da doença.

Em 2004 a inclusão da testagem sorológica das hepatites virais no CTA de Belém implicou a reestruturação da rede de referência, a capacitação dos trabalhadores sobre o modo de transmissão, a adoção de medidas de controle e a interpretação de marcadores sorológicos, além do aconselhamento. A inclusão dos testes sorológicos das Hepatites virais no CTA Belém ocorreu em 2012, trazendo novas demandas ao serviço.

Atualmente o CTA Belém se localiza no centro de Belém, próximo à área comercial, portos, boates e áreas de prostituição. Esse fato permite ao serviço um perfil de atendimento diversificado, porém há um predomínio da população jovem, do sexo masculino, e que em sua maioria são gays e homens que fazem sexo com outros homens. Funciona em dois turnos de trabalho (manhã e tarde), os usuários procuram o serviço por demanda espontânea ou de forma referenciada de outros serviços de saúde de Belém.

O acolhimento ao usuário inicia no momento de sua chegada ao serviço, com escuta qualificada e encaminhamento para procedimentos de acordo com o fluxo estabelecido, incluindo a identificação em ficha e o encaminhamento para o aconselhamento pré e pós-teste, atividades estas realizadas por equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiro e fisioterapeuta.

O CTA Belém tem papel importante como um serviço porta aberta para usuários que foram expostos às situações de risco e procuram realizar os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C ou para receber orientações de como se prevenir das IST. Desde sua criação, o CTA já realizou mais de 70 mil atendimentos entre diagnósticos e ações de prevenção. O Centro trabalha diariamente com a realização de cerca de 100 atendimentos, entre crianças e adultos.

A qualificação das ações extramuros de prevenção com as populações-chaves e prioritárias é de suma importância para alcançar de forma efetiva, esses segmentos que não conseguem acessar os serviços por falta de conhecimento dos fluxos 2 existentes nas RAS para o diagnóstico e tratamento das IST/Aids e das hepatites virais.

O papel de matriciamento do CTA consiste no desenvolvimento de ações de educação permanente, para descentralização do diagnóstico, para vinculação do usuário aos serviços para tratamento e outras ações de prevenção.

1. Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (CASA DIA);

2. Centro de Testagem e Acompanhamento-CTA Belém;

3. Unidade de Referência Especializada- Doenças Infecto Parasitárias (URE-DIP);

4. 29 Unidades Básicas de Saúde e 54 Estratégias de Saúde da Família -ESF com 102 Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF);

5. Hospitais credenciados (HUJBB, Hospitais de Clínicas, Santa Casa, Beneficente Portuguesa, Ordem Terceira);

6. Prontos Socorros Municipais Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Rede Privada.

7. Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas CASA DIA, possui serviço Ambulatório Especializado (SAE) e Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT) para pacientes impossibilitados fisicamente de se dirigir ao centro, Hospital Dia – HD com16 leitos disponíveis para os usuários, sendo 6 masculinos, 6 femininos, 3 pediátricos e 1 de isolamento, para casos mais delicados. O CASA DIA atende pacientes para tratamento de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e outras IST.

Fotografias