O debate desta quinta-feira (30/7), às 17h, terá como tema a “Reorganização da Rede de Atenção Primária para enfrentamento da #Covid-19”, apresentando experiências dos municípios de Maceió/AL, Araçatuba/SP e do estado de Goiás, e discutindo as várias formas de organizar os processos de trabalho, continuar o funcionamento normalmente e auxiliar nas novas demandas trazidas pela Covid-19.
O debatedor será Alexandre Trino, Assessor Técnico da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro. A moderação será realizada por Mónica Padilla, Coordenadora de Capacidade Humanas e Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil. O público pode enviar perguntas para os convidados por meio do site https://apsredes.org/participe/.
A atividade faz parte da agenda APS Forte no SUS, no combate à pandemia, uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia. Foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil para mobilizar os profissionais de saúde.
Conheça as práticas convidadas para o debate:
- ESTRATÉGIA DE SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM REDE, NO CONTEXTO DA COVID-19: relata a iniciativa de oferecer um conjunto de ações no campo da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial para a população e os trabalhadores de Goiás (GO), a partir da APS.
Convidado: Marcelo Pedra Martins Machado, Psicólogo Sanitarista, Mestre em Políticas Públicas de Saúde e em Educação em Saúde, Doutorando em Saúde Coletiva, Pesquisador do NuPop / Fiocruz Brasília, Pesquisador do NESP / UnB e Professor de Psicologia / UDF.
- (SOBRE)VIVER EM SITUAÇÃO DE RUA EM TEMPOS DE PANDEMIA: equipe de Maceió – AL relata estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais realizadas pelas equipes de Consultório na Rua, para lidar com as adversidades provocadas por viver na rua, em tempos de Covid-19.
Convidada: Jorgina Sales Jorge, Redutora de Danos, Enfermeira, Apoiadora técnica das equipes de Consultório na Rua/Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas.
- REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL NO SUS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: mostra a experiência de reorganização do processo de trabalho em Saúde Bucal do município de Araçatuba (SP), para garantir assistência segura e otimizar a força de trabalho no enfrentamento da pandemia.
Convidado: João Gabriel Paulino Mazzon, Cirurgião-dentista e Coordenador de Saúde Bucal em Araçatuba-SP.
Visite o site – https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/