APSREDES

17ª CNS terá ato público em Defesa do SUS, da vida e da democracia

Maior evento de participação social voltado à Saúde Pública do país, a 17ª Conferência Nacional de Saúde realizará no dia 4 de julho, terça-feira, o Ato Público em defesa do SUS, da vida e da democracia. A atividade ocorrerá no Museu Nacional da República, na capital federal, das 8h às 10h e será aberta ao público.

O objetivo do ato é mobilizar a sociedade em geral e participantes da 17ª CNS, chamando a atenção da população para a importância do Sistema Único de Saúde e do processo da Conferência Nacional de Saúde. Este momento de encontro dos participantes também reafirma os princípios e diretrizes do SUS: universalidade, integralidade e equidade para garantia da saúde como direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.

O ato é aberto à população, e irá contar com organizações, militantes, ativistas e pessoas comprometidas com a defesa do nosso Sistema Único de Saúde. O transporte para esta atividade será garantido a todas as pessoas delegadas e convidadas da 17ª CNS, incluindo as que necessitam de transporte acessível.

A coordenadora da Comissão de Mobilização e Articulação da 17ª CNS, Madalena Margarida da Silva, estima que mais de seis mil pessoas devem participar da atividade. “Esse é um momento estratégico que fazemos questão, uma ato político e cultural que dialoga com a sociedade como um todo, além das pessoas delegadas”.

Partindo das premissas que saúde não é apenas ausência de doenças e ter acesso à saúde é também um indicativo democrático (pois sem democracia não há saúde), o ato público endossa a programação da 17ª CNS e ressalta a importância da participação social na construção das políticas públicas.

Uma oficina de produção de cartazes será realizada no dia anterior, também dentro da programação da 17ª, para estimular que pessoas delegadas e convidadas manifestem luta e resistência durante o ato.

Para melhor organizar e diversificar essa atividade, o CNS orienta que os participantes tragam suas bandeiras, faixas, cartazes, adereços típicos e mensagens para essa grande celebração em defesa do SUS.

Contribua com a defesa da vida e da democracia e participe também deste movimento!

 

Serviço:

O que: Ato em defesa do SUS, da vida e da democracia

Quando: Dia 4 de julho, terça-feira

Horário: 8h às 10h

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

 

Fonte: Ascom/CNS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe