APSREDES

Expansão da Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal é registrada pelo Laboratório de Inovação em APS Forte

A Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal integra o Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde – APS Forte, desenvolvido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, juntamente com as secretarias de saúde de Porto Alegre e Teresina, com apoio do Ministério da Saúde, desde dezembro de 2017.

O Laboratório de Inovação acompanha as mudanças implementadas na atenção primária do Distrito Federal visando expandir a Estratégia Saúde da Família para a totalidade da população, seguindo as tendências de melhores práticas de organização de modelo de atenção conforme evidências científicas. Atualmente, 65% da população brasileira está coberta pela Estratégia Saúde da Família, porém o processo de expansão começou tardiamente no Distrito Federal que apresentava, em 2015, um cobertura populacional de apenas 28%.

Os instrumentos legais, como portarias da SESDF e resoluções do Conselho de Saúde do Distrito Federal, orientaram a mudança no modelo de atenção. Porém a transformação não seria possível sem a adesão dos profissionais de saúde que aderiram ao Projeto Converte, mecanismo pelo qual se qualificaram na Estratégia Saúde da Família, especialmente, os médicos especialistas lotados nas Unidades Básicas.

Este documentário registra as percepções, os desafios e as conquistas de gestores e profissionais de saúde da SESDF que possibilitaram uma rápida expansão da Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal alcançando uma cobertura de 66% da população, em junho de 2018. É uma forma de registrar o conhecimento, a vivência e a ousadia de gestores e profissionais de saúde que vencem cotidianamente desafios em prol de melhoria das condições de saúde da população, servindo de exemplo para os demais gestores do Sistema Único de Saúde.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe