APSREDES

Em resposta à pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Plataforma Clínica Global da OMS para COVID-19, em 2020, que oferece aos países membros um sistema unificado para inclusão de dados clínicos anonimizados de pacientes hospitalizados de Covid-19 e de usuários com condições pós-Covid ou Covid Longa. O objetivo é contribuir para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 e para a definição das necessidades clínicas e de reabilitação de médio e longo prazo dos usuários com sequelas pós-Covid ou Covid Longa. Em 2022, ampliou a Plataforma Global para incluir dados clínicos sobre a emergência de Mpox.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e seu escritório no Brasil, Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde e instituições hospitalares e de pesquisa, colaboram com a iniciativa global ao reunir os centros colaboradores do Brasil para contribuir com a Plataforma Global.

Rede Colaborativa Brasil de Pesquisa em Dados Clínicos Covid-19, Pós-Covid e Mpox

Para dar transparência e compartilhar informações e análises dos estudos desenvolvidos no Brasil pelas instituições participantes, a OPAS/OMS no Brasil criou a Rede Colaborativa Brasil de Pesquisa em Dados Clínica Covid-19, Covid Longa (pós-Covid) e Mpox. O objetivo é gerenciar o próprio banco de dados com as informações clínicas do país por meio de Data Hub, dar visibilidade aos estudos e mapear os cuidados prestados aos usuários no SUS.

A iniciativa torna-se um recurso potente para os pesquisadores brasileiros além de subsidiar a política nacional de saúde e os tomadores de decisão a nível nacional, estadual e municipal.