APSREDES

A revista científica British Medical Journal (BMJ) publicou o artigo sobre “Protocolo de Estudo de Coorte da Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa em COVID-19: fortalecendo os dados globais da OMS/Cohort study protocol of the Brazilian collaborative research network on COVID-19: strengthening WHO global data”, utilizado para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 no Brasil. A Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa Brasil é coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil que reúne mais de 80 estabelecimentos de saúde.

O artigo, publicado em 02 de novembro de 2022, apresenta o protocolo e as estratégias utilizadas pela Rede Brasileira para a alimentação da Plataforma Global de Dados Clínicos da Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da coleta sistematizada de dados clínicos anonimizados de pacientes internados pela Covid-19 no Brasil, entre 2020 a 2022. O protocolo conta com um fluxograma para alimentar a plataforma global, especificando as variáveis de interesse, padronização e análise de extração de dados.

Acesse aqui o artigo: Protocolo de Estudo de Coorte da Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa em COVID-19: fortalecendo os dados globais da OMS