Carreira Única; Gestão do Conhecimento em Saúde; Articulação entre a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Segurança e Saúde do Trabalhador; Sistema de Remuneração, Plantão, Insalubridade; e Banco de Horas.
- Mato Grosso
- Apresentação
- Antecedentes
- O Processo de Construção do PCCS
- A Lei 441 – Carreira Única
- Sistema de Remuneração
- Segurança e Saúde do Trabalhador
- Avaliação de Desempenho
- Formação e Qualificação Profissional
Conheça a experiência da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso
Eixos
Mato Grosso
Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal. Está organizado em 22 microrregiões e 5 mesorregiões, dividindo-se em 141 municípios. Cuiabá é, além de capital, o município mais populoso do estado.
Apresentação
PCCS com base em lei que estabelece as atribuições dos cargos, os princípios e regras de habilitação para provimento, formação e qualificação profissional, saúde do trabalhador, gestão do conhecimento, avaliação de desempenho, progressão e remuneração pertencentes à Carreira dos Profissionais do SUS-MT.
Antecedentes
O 1º Plano de Carreira, Cargos e Salários para os Profissionais do SUS-MT teve sua comissão instituída em 1990. A partir daí modelos diferenciados de PCCS foram construídos para o estado do Mato Grosso. Acompanhe a linha do tempo construída na Secretaria Estadual de Saúde- MT.
O Processo de Construção do PCCS
Em fevereiro de 2009 constituiu-se um grupo de trabalho com representação paritária de trabalhadores e gestores dispostos a estudar, revisar e alterar a lei 8269/2004 de carreira. Assim, inicia-se o processo de negociação interna que irá criar condições para a criação da lei 441 de 2011.
A Lei 441 – Carreira Única
A Carreira dos Profissionais do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso é única, abrangente, multiprofissional e se desenvolve de acordo com os padrões que integram as áreas de abrangência e/ou de atuação do Sistema Único de Saúde.
Sistema de Remuneração
O sistema de remuneração de carreira é estabelecido por meio de subsídio, fixado em parcela única. É facultado aos profissionais do SUS em Mato Grosso o recebimento de adicionais (plantão, insalubridade, trabalho noturno), não podendo ser incorporados ao subsídio.
Segurança e Saúde do Trabalhador
O programa de segurança e saúde do trabalhador, nos termos da lei, instituiu: Comissão Local de Saúde do Trabalhador, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, destinados a promover e proteger as condições de segurança e saúde dos profissionais e do ambiente de trabalho na SES/MT.
Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho na SES/MT tem por finalidade avaliar o conhecimento, as habilidades e atitudes do servidor com vistas a conferir-lhe estabilidade e também para oferecer parâmetros para o dimensionamento da força de trabalho; busca ainda oferecer elementos para a progressão vertical de nível, que deve ocorrer a cada três anos.
Formação e Qualificação Profissional
O desenvolvimento do programa de formação e qualificação profissional dos servidores da SES/MT será efetivado por meio de ações da gestão do conhecimento, com vistas à instauração de um processo de educação permanente do servidor, de modo que o conhecimento seja compartilhado e incorporado aos processos de trabalho.
Conheça a experiência da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso
Eixos
Desafios
Estabelecer estratégias para retenção e fixação de profissionais por intermédio de política de incentivo à interiorização e Avaliação de Desempenho por competência.
Estabelecer estratégias para retenção e fixação de profissionais por intermédio de política de incentivo à interiorização e Avaliação de Desempenho por competência.
Lições Aprendidas
Estado unifica a carreira dos profissionais do SUS, agregando várias áreas estruturantes na mesma categoria profissional, promovendo a integração de todos os trabalhadores, garantindo-lhes os mesmos direitos e possibilidades de valorização e desenvolvimento profissional.
Perspectivas
Implantação de Plano de Cargos Carreira e Salários regional com projeto piloto em três regiões de saúde: Pontes e Lacerda, São Félix do Araguaia, e, Baixada Cuiabana.
Documentos
Vídeos
Fale com a Experiência
Secretaria de Estado de Saúde – MT
Superintendência de Gestão de Pessoas
Endereço: Centro Político Administrativo,
Palácio Paiaguás, Rua D, S/N, Bloco 5,
CEP: 78049-902 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3613-5300
sgp@ses.mt.gov.br
www.saude.mt.gov.br
www.saude.mt.gov.br/contato