Definição de parâmetros e indicadores como: população adscrita, densidade demográfica, vulnerabilidade social, potencial de produtividade por categoria profissional, capacidade física instalada em cada Unidade Básica, índice de utilização dos serviços, entre outros.
- Campinas – SP
- Apresentação
- Contexto
- Processo de Construção
- Dimensionamento: 4 questões orientadoras
- Metodologia / Parâmetros
- Dimensionamento por Categoria Profissional
- Sistema de Informação / Informatização
- Dimensionamento na prática: o exemplo do Distrito Leste
Conheça a Experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas
Eixos
Campinas – SP
O município de Campinas está localizado no estado de São Paulo a 100 km da capital e conta com 1.082.000 habitantes, dos quais 6.646 integram a Secretaria Municipal de Saúde e se responsabilizam por atender as necessidades de saúde dessa população.
Apresentação
Na experiência da SMS Campinas, o dimensionamento da força de trabalho foi compreendido como uma ferramenta capaz de identificar, analisar e qualificar a força de trabalho necessária para atender às demandas do Sistema Único de Saúde.
Processo de Construção
O processo de construção da proposta de dimensionamento da força de trabalho envolveu um debate sobre a distribuição formal de trabalhadores por unidade básica de saúde, cargo e jornada semanal, identificando as vulnerabilidades dos usuários e suas necessidades de saúde.
Dimensionamento: 4 questões orientadoras
Para que o dimensionamento atenda as necessidades dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários, é necessário responder a quatro questões que são de igual relevância: Para quem? O que oferecer? Como? E quantos?
Metodologia / Parâmetros
Parâmetros considerados: população total adscrita, faixa etária e sexo; Unidade de Referência; horário de funcionamento das US; índice de utilização dos serviços; potencial de produtividade por categoria profissional; capacidade física instalada; e, vulnerabilidade social.
Dimensionamento por Categoria Profissional
O dimensionamento é realizado levando em consideração as especificidades das categorias: Médico, Enfermeiro, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Farmacêutico, Agente de Apoio à Saúde, Agente Administrativo, Dentista, Técnico de Saúde Bucal e Auxiliar de Saúde Bucal. Conheça em detalhes o dimensionamento para cada uma das categorias.
Sistema de Informação / Informatização
A elaboração do dimensionamento para a Atenção Básica resultou no desenvolvimento de um sistema de informação que permite a elaboração de relatórios comparativos entre os valores dimensionados e o quadro atual de servidores.
Dimensionamento na prática: o exemplo do Distrito Leste
O Centro de Saúde Conceição do Distrito Leste – Campinas é usado como exemplo para o ‘passo a passo’ do dimensionamento, sendo ainda evidenciados contextos, critérios e parâmetros utilizados, entre outros.
Conheça a Experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas
Eixos
Desafios
Coloca-se como grande desafio de um processo de dimensionamento para os recursos humanos na saúde a resposta a algumas questões cruciais: dimensionar recursos humanos para atender qual modelo de sistema de saúde? Para atender à quais metas?
Lições Aprendidas
Evidencia-se a especial atenção que deve ser dada à necessidade de ampliação da participação social na processo de construção e implementação da proposta, em especial ao envolvimento de atores vinculados a setores organizados da sociedade civil (controle social).
Perspectivas
Ao analisarmos o êxito da experiência de Campinas e as demandas existentes no Sistema Único de Saúde, pode-se perceber o potencial de replicabilidade dessa experiência a outros cenários brasileiros, respeitando as diferenças e peculiaridades de cada contexto.
Documentos
Vídeos
Fale com a Experiência
PREFEITURA DE CAMPINAS – SP
PABX: (19) 2116-0555
Ouvidoria: 0800-7727456
(19) 2116-0292 ou (19) 2116-0183
Paço Municipal
Avenida Anchieta, nº 200
Campinas/SP – CEP: 13.015-904
www.campinas.sp.gov.br
Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES)
Elizabet Lelo Nascimento
betlelo@uol.com.br
(19) 2116-0183 | 2116-0292 | 99182-5959