Sistema de Informação / Informatização

Featured Video Play Icon

Evolução das ferramentas de Informática no Projeto do Dimensionamento

O Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde recebia informações cadastrais de seus profissionais através de planilhas exportadas do Sistema de Folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Campinas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Através destas planilhas que eram realizados todos os relatórios.

No ano de 2010, iniciamos o desenvolvimento de um sistema, através da Coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria de Saúde, com o qual conseguíamos manter razoavelmente atualizados as informações de local de trabalho (lotação) dos nossos servidores, independente dos trâmites burocráticos dos remanejamentos.

No ano de 2013, iniciamos o Projeto do Dimensionamento utilizando Planilhas Excel, onde fazíamos os cálculos por Unidade de saúde, utilizando os parâmetros definidos nos estudos.

Após a apuração dos valores dimensionados, era necessário compará-los ao quadro atual das unidades para avaliar a situação. Inicialmente utilizamos também o Excel para fazer esta apuração, mas como o quadro é muito dinâmico, a cada vez que necessitávamos de um relatório, tínhamos que exportar os dados do sistema e importá-los no Excel para apurar o quadro por Unidade.

O nosso objetivo era ter um sistema que calculasse automaticamente o dimensionamento por cargo e por unidade, baseado nos parâmetros necessários, mas tínhamos ainda alguns desafios, como por exemplo: manter o nosso sistema atualizado. A rede básica é muito dinâmica e necessitamos que as unidades e distritos informem imediatamente sempre que um remanejamento é realizado.

Além disso precisávamos facilitar a emissão dos relatórios de dimensionamento por unidade, para que todos conseguissem emiti-los e não somente os profissionais com conhecimentos avançados de informática.

Como o projeto precisava de um tempo de amadurecimento para que correções e ajustes pudessem ser realizados, decidimos então começar o desenvolvimento pelas telas de cadastro dos parâmetros e pelos relatórios de dimensionamento por Unidade e por Cargo, utilizando agora, diretamente nosso banco de dados de profissionais, não necessitando mais fazer a exportação dos dados do banco para gerar o relatório. O cálculo ficaria para uma segunda fase, podendo ainda passar por uma revisão.

Para este desenvolvimento contamos com a colaboração de um profissional técnico em informática, recentemente chegado em nossa equipe.
Este desenvolvimento facilitou muito a utilização do dimensionamento na equipe pela agilidade na emissão dos relatórios, porém continuamos com dificuldade no fluxo de atualização dos dados.

Perspectivas

Pretendemos enfrentar nosso desafio de disponibilizar os dados, sempre atualizados, do dimensionamento das unidades prosseguindo no desenvolvimento deste sistema, implementando os cálculos através dele e disponibilizando o acesso ao dimensionamento por unidade, via web, possibilitando também às unidades o registro das movimentações de pessoal online. Para realização deste desenvolvimento, contamos com a parceria com a Coordenadoria de Informática, que trará mais uma vez sua contribuição para a qualificação deste projeto.

Processo de construção do sistema de informação e informática

Conheça o Sistema de Informação e Informática que apóia o Dimensionamento de Recursos Humanos em Saúde na cidade de Campinas