Secretário fala sobre importância da gestão do trabalho

Em entrevista à equipe do Laboratório de Inovação na Gestão da Saúde, o titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Heider Aurélio Pinto, fala sobre a importância da gestão do trabalho para o SUS. Ele ressalta que, embora o tema já fosse discutido há algum tempo, a partir de 2003, com a criação da SGTES, passou a ser tratado em um patamar diferente no Ministério da Saúde que passou a compreendê-la como um fator decisivo para o desenvolvimento do sistema.

O secretário destaca que um dos desafios é enxergar a gestão do trabalho como importante não só para os profissionais da área, que com melhores condições de trabalho e de planejamento de carreira, irá exercer suas funções com mais satisfação, mas também aliar esses fatores para melhorar a condição dos serviços oferecidos aos usuários do sistema. No seu entendimento, a existência de um laboratório dedicado ao estudo do tema, fazendo a gestão e sistematização do conhecimento, observando as experiências e possibilitando a troca de informações é um fato a ser comemorado.

Segundo ele, os laboratórios possibilitam, em tempo real, revelar situações que estão ocorrendo e dando resultados concretos para que possam ser estudadas e replicadas “Muitas experiências estão acontecendo no dia a dia, estão tendo impacto no dia a dia, mas muitas vezes os gestores, as pessoas que estão vivendo aquela experiência têm dificuldade de sistematizar e disseminar esse conhecimento”, afirmou.

Assista ao vídeo na íntegra aqui: