Publicação reúne oito experiências inovadoras em Gestão do Trabalho na Saúde

A publicação Gestão do Trabalho em Saúde: experiências selecionadas do Prêmio InovaSUS divulga os resultados de duas edições do Laboratório de Inovações sobre a Gestão do Trabalho na Saúde que sistematiza oito experiências premiadas pelo InovaSUS, com alto potencial de reprodução no Sistema Único de Sáude, são elas:

– Implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos profissionais de saúde do município de Vitória (ES);

– Implantação do Plano de Cargos e Carreiras estadual do SUS em Mato Grosso;

– Implantação do Plano de Empregos, Carreiras e Salários na Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia (Fesfsus);

– Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS no município de Betim (MG);

– Avaliação de desempenho e remuneração variável no contexto de gestão por metas pactuadas em Curitiba (PR);

– Política de desprecarização dos vínculos de trabalho de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias da Bahia;

– Dimensionamento de recursos humanos na atenção básica em Campinas (SP); e

– Incentivo financeiro do PMAQ-AB às equipes de Saúde da Família em Guarulhos (SP).

No primeiro capítulo da publicação expõe-se a metodologia adotada, incluindo procedimentos construídos especificamente para o Laboratório de Inovação da Gestão do Trabalho na Saúde, objetivando a compreensão do processo de trabalho. No segundo capítulo encontra-se uma visão comentada das experiências estudadas, visando a situar o conjunto do trabalho e das experiências, agregando uma abordagem reflexiva e analítica.

Com base na visão do segundo capítulo, apresentam-se nos capítulos subsequentes as informações organizadas de forma mais detalhada de cada uma das oito experiências com o intuito de que estas sejam compreendidas considerando-se todas as suas particularidades. Esse detalhamento, além de trazer importantes subsídios, evidencia as características e os caminhos próprios de cada experiência, pois estas abordam diferen- tes temas, por exemplo: algumas envolvem processos de trabalho, outras tratam do delineamento técnico. As experiências em questão apresentam também diversidade de abordagens e de apresentação de pormenores associados aos focos presentes nos temas.

O Laboratório de Inovação é uma iniciativa do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde (Degerts/SGTES/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (ObservaRH-Nesp/Ceam/UnB).

Acesse aqui

Conheça o site do Laboratório de Inovações