Prefeitura de Curitiba instala Mesa de Negociação do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (PR) realizou nesta segunda-feira (18), a intalação da mesa de negociação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O objetivo é estabelecer um fórum de negociação sobre as relações de trabalho entre empregadores e trabalhadores do SUS.

A mesa de negociação contará com representantes das secretarias municipais da Saúde, Recursos Humanos e do Trabalho, da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes) e de 10 sindicatos de trabalhadores. Com a mesa de negociação em funcionamento, as discussões sobre relações de trabalho na saúde poderão ocorrer ao longo do ano, não se restringindo à data base dos trabalhadores da saúde, que é no mês de março.

A agenda da mesa municipal, que já foi apresentada para o Conselho Municipal da Saúde, segue os protocolos da Mesa Nacional do Sistema Único de Saúde, um fórum paritário e permanente de negociação, que reúne gestores públicos, prestadores de serviços privados da saúde e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores da saúde.

“Combinar os interesses e as necessidades dos trabalhadores da saúde, respeitando os limites e a estrutura da gestão, é mais um passo para alcançarmos a melhoria efetiva da qualidade dos serviços prestados à população e garantirmos o acesso aos serviços públicos de saúde, sua humanização e o aumento da resolutividade”, afirmou Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.

(Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba)