Mesa nacional de negociação do SUS se reúne em Brasília

A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) realiza nesta quinta (11) e sexta-feira (12), em Brasília (DF), sua 68ª reunião ordinária. Na pauta, a apresentação de propostas de sistematização da Agenda Nacional de Trabalho Decente do SUS (ANTD-SUS) e de programação do II Encontro das Mesas, além de debates sobre a estratégia de monitoramento e avaliação das mesas de negociação do SUS. Outra atividade é a oficina sobre modelos de gestão e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A reunião contou com a participação de gestores e bancada dos trabalhadores.

A Mesa Nacional decidiu construir uma ANTD desde o ano passado. O objetivo é que a Mesa atue como impulsionadora das ações e da construção da agenda. Um grupo de trabalho promoveu diversas oficinas em que o tema foi debatido, inclusive com abordagens em sobre questões de gênero, raça e etnia. As bancadas farão a apresentação e discussões em suas bases e enviarão contribuições e ponderações. A ideia é aprovar o documento até 20 de outubro.

Os debates contaram com a participação da Diretora do Degerts, Eliana Pontes Mendonça, da Secretária Executiva da MNNP-SUS, Tatiana Santos, Coordenadora da Gestão do Trabalho, Maria Luiza Valle. Bete Silva, da Mesa de Negociação de Betim, e Gessimara Sousa, da Secretaria de Saúde de Vitória (ES), duas das cinco experiências inovadoras acompanhadas pelo Laboratório de Inovação na Gestão do Trabalho do SUS, também participaram da reunião.