Mesa de Negociação do SUS realiza seminário em Campo Grande

A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) realizou, nos dias 18 e 19 de agosto, em Campo Grande (MS) seminário com o objetivo de fortalecer os espaços de negociação existentes em Mato Grosso do Sul. A ideia é favorecer as condições para a instalação de mesas regionais de negociação permanente no estado. A secretária executiva da MNNP-SUS, Tatiana Santos participou do evento, juntamente com o Secretário Estadual da Saúde, Antônio Lastória, além de representantes do COSEMS, do DIEESE, gestores e trabalhadores da Mesa Estadual de Negociação Permanente.

Durante o Seminário foram apresentadas e debatidas as diretrizes estratégicas da MNNP-SUS, como também as experiências de negociação em curso no Estado, identificando os avanços, limites e desafios no funcionamento das Mesas e nos processos de negociação. Durante o seminário foram definidas diretrizes de ação e esboçada uma estrutura ou estruturas regionais de negociação permanente no Estado.

Tatiana Santos apresentou as diretrizes políticas da MNNP-SUS e o representante do DIEESE, Yonaré Flávio abordou o tema Situação do trabalho em saúde no MS e Experiências e Perspectivas de Negociação Coletiva, dentro do qual foram discutidos dados e informações relativas à região, com debate e esclarecimentos envolvendo os participantes.

Foi realizado um trabalho em grupos, a partir do levantamento das experiências locais, buscando eleger as prioridades para estruturação dos processos de negociação permanente no SUS do Mato Grosso do Sul, assim como as propostas de continuidade das ações. Durante o encontro ocorreu o lançamento do livro com os protocolos da MENP-SUS do Mato Grosso do Sul.

(Com informações do DEGERTS/MS)