Laboratório faz visita à experiência de Mato Grosso

destaque-mt

O Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho do SUS prossegue, a partir desta segunda-feira (29), a etapa de visitas técnicas às experiências selecionadas para acompanhamento. Desta vez, uma equipe do laboratório estará na Secretaria de Saúde de Mato Grosso, para estudar a experiência que resultou na Implantação do Plano de Cargo e Carreira Estadual do SUS em Mato Grosso. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido, conhecer melhor as práticas cotidianas e avaliar os principais pontos de inovação das experiências desenvolvidas.

Durante dois dias serão avaliados in loco os contextos e processos que permitiram sua implementação, resultados alcançados e impactos para os trabalhadores e usuários do sistema, entre outros pontos. Também serão analisadas as debilidades e forças dos processos, desafios encontrados e as lições aprendidas.

A implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários de Mato Grosso tem como principais características inovações que garantem a valorização e o desenvolvimento dos profissionais de carreira, entre as quais a carreira única, gestão do conhecimento em saúde, articulação entre a gestão do trabalho e educação na saúde, atenção à segurança e saúde do trabalhador, além de um sistema de remuneração, plantão e banco de horas.