Laboratório de Inovação capturando a fala dos trabalhadores que constroem o SUS

O Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde – DEGERTS/SEGTES/MS selecionou cinco experiências premiadas pelo InovaSUS para serem acompanhadas em 2014 pelo Laboratório de Inovação da Gestão do Trabalho na Saúde.

As experiências escolhidas foram: Avaliação de Desempenho no contexto do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Qualidade dos Serviços na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR; Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS e Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim (MG); Implantação do Plano de Empregos, Carreiras e Salários na Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia – FESFSUS; Implantação do Plano de Cargo e Carreira Estadual do Sistema Único de Saúde em Mato Grosso; e, Implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município de Vitória (ES).

A fase de visita a campo foi encerrada em 05 de novembro de 2014, tendo sido possível entrevistar trabalhadores, gestores e membros de organizações sociais envolvidas. Como estratégia metodológica foi utilizada a captura de informação por intermédio de grupo focal com diferentes atores, bem como entrevistas com foco em narrativas que tiveram como intenção a recuperação do conhecimento tácito individual e memória institucional que, por sua vez, deverá ser codificado e difundido através de vídeos e publicação em linguagem escrita.

A visita procurou recuperar a essência da proposta inovadora que foi apresentada e premiada, procurando salientar aspectos como: contexto, avanços, desafios, lições aprendidas e perspectivas de cada experiência.

Os produtos decorrentes da visita estão em fase de execução e serão divulgados neste site em janeiro de 2015.

 

filmadora