Laboratório de Gestão do Trabalho será apresentado no Conasems

O Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho no SUS participa, na próxima terça-feira (3/6) da Mostra dos Laboratórios de Inovação, uma das atividades do XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que será realizado de 1 a 4 de junho, em Serra, no Espírito Santo. A apresentação inicial será feita pela técnica da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Patrícia Ferras. A consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Cristiane Gosch, apresentará a proposta e a página do Laboratório de Gestão do Trabalho na internet.

Duas experiências inovadoras selecionadas para acompanhamento pelo Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho também apresentarão seus projetos. Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES), Gessimara Sousa irá explicar o processo de implementação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos profissionais de saúde do município. Pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim (MG), Elizabete da Silva, irá relatar como a instalação de Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS proporcionou ganhos aos trabalhadores do setor.

Laboratórios de Inovação 

O objetivo da mostra dos Laboratórios de Inovação no Congresso do Conasems é apresentar a estratégia dos laboratórios como ferramenta útil e disponível aos gestores municipais na identificação, sistematização e no compartilhamento de soluções inovadoras para os desafios do sistema de saúde. Desde 2008, a OPAS Brasil vem adotando essa estratégia, com parceiros como Ministério da Saúde, Conselho de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de parceiros de outros países e do Escritório Central da OPS.

Nesses seis anos, os laboratórios vêm contribuindo na identificação de inovações oriundas dos municípios, estados e em âmbito nacional, apoiando na divulgação dessas experiências e no intercâmbio, tanto em nível nacional quanto internacional, valorizando o conhecimento produzido e buscando criar evidência de boa gestão e de soluções para o cotidiano do gestor.

Durante o congresso serão apresentados quatro, dos nove temas que vem sendo abordados com a metodologia dos laboratórios de inovação – Gestão do Trabalho, Ouvidoria e Gestão Participativa, Manejo de Condições Crônicas e Saúde de Jovens e Adolescentes. A Mostra dos Laboratórios será no dia 3/6 de 9h as 12h, com apresentação das metodologias utilizadas para a identificação de inovações, além de iniciativas inovadoras já identificadas pelos grupos de trabalho.