II Encontro Nacional das Mesas de Negociação Permanente do SUS

Brasília foi palco do II Encontro Nacional das Mesas de Negociação Permanente do SUS que se reuniram nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014 no Hotel Carton.

O primeiro dia foi dedicado à realização de oficinas temáticas que teve como objetivo aprofundar o debate sobre temas relacionados à Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS com os seguintes temas:

– As dimensões de gênero e raça e suas implicações nas relações e na gestão do trabalho na saúde.

– As contribuições do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na Gestão do Trabalho na Saúde.

– Plano de Carreira, Cargos e Salários: Um caminho para a desprecarização do Trabalho no SUS

– Avanços e desafios na implementação das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora do SUS (Protocolo 008 da MNNP-SUS).

– A Regulação do Trabalho em Saúde

– Avaliação de Desempenho no SUS: Perspectivas e Desafios

– A negociação coletiva no Setor Público: perspectivas dos trabalhadores do SUS sobre a Convenção n°151 da OIT.

O segundo dia contou com a Cerimônia de Abertura, seguida de uma exposição sobre Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS – Atuação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, bem como de uma apresentação sobre a Proposta da Agenda Nacional de Trabalho Decente para os Trabalhadores e Trabalhadoras do SUS.

Ainda no segundo dia houve um painel de Experiências sobre Negociação Coletiva na Saúde – Perfil das Mesas de Negociação do SUS e Protagonismo das esferas Estadual, Municipal e da Mesa Setorial do MS, e ainda uma mesa sobre Modelos de Gestão e Financiamento do Sistema de Saúde: desafios e perspectivas.

O terceiro dia contou com uma sessão Plenária onde a síntese dos trabalhos em grupo serão apresentados.

Acesse a programação detalhada clicando aqui.

logo-mesas