Gestores e trabalhadores do SUS no Espírito Santo participam de curso para aperfeiçoar negociação coletiva

Trabalhadores e gestores integrantes de Mesas de Negociação ou relacionados a área de Gestão de Pessoas das prefeituras de quatro municípios da região metropolitana de Vitória (ES) participam, desde segunda-feira (31/3), do Curso de Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS. A atividade é uma parceria entre o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) com o objetivo qualificar negociadores e potencializar o processo e os pactos obtidos nas Mesas de Negociação. O curso prossegue até o dia 4 de abril e os municípios representados são Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.

Durante os cinco dias serão estudados conceitos sobre a democracia e a democratização das relações de trabalho, mecanismos e procedimentos de negociação no âmbito do SUS, incluindo simulações de processos de negociação. Também serão abordados temas como controle social no SUS, políticas públicas da saúde, Lei de Responsabilidade Fiscal e os protocolos da MNNP-SUS.

A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) tem como estratégias prioritárias a desprecarização e o fortalecimento de mecanismos de negociação entre gestores e trabalhadores da saúde, além de oferecer apoio para implantação dos seus protocolos, em âmbito local e regional.Para alcançar esse objetivo, a Mesa tem investido na qualificação de gestores e trabalhadores e no apoio técnico e financeiro para instalação e funcionamento das mesas de locais, principal demanda dos estados e municípios interessados na instalação desses instrumentos de negociação.

Os próximos cursos de Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS serão realizados no Ceará, de 07 a 11 de abril; Paraná, de12 a 16 de maio; e na Bahia, de 19 a 23 de maio.  Todos com duração de 40 horas e com certificação dos cursistas.