Gestores e trabalhadores do Paraná participam de curso de negociação coletiva

O Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) promovem desde segunda-feira (25), em Curitiba (PR), a 18ª edição do Curso de Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é qualificar negociadores e potencializar os processos e os pactos obtidos nas Mesas de Negociação.

Participam do evento representantes da Mesa estadual de negociação permanente e das mesas municipais de Maringá, Londrina, Piraquá e também de Curitiba, instalada há menos de 15 dias. O curso, que prossegue até o dia 29 de agosto, reúne 30 trabalhadores, sindicalistas e gestores, todos integrantes da Mesa de Negociação ou relacionados à área de Gestão de Pessoas dos governos estadual e municipais.

O primeiro dia de trabalhos contou com a presença da técnica da Secretaria Municipal de Betim da Mesa de Negociação de Betim (MG), Bete Silva, que relatou as atividades da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), como funcionamento, agendas e as várias frentes de trabalho. A Mesa Municipal de Betim é foi contemplada no Prêmio InovaSUS 2011 e é uma das experiências acompanhadas pelo Laboratório de inovação da Gestão do trabalho do SUS.

Durante os cinco dias serão estudados conceitos sobre a democracia e a democratização das relações de trabalho, mecanismos e procedimentos de negociação no âmbito do SUS, incluindo simulações de processos de negociação. Também serão abordados temas como controle social no SUS, políticas públicas da saúde, Lei de Responsabilidade Fiscal e os protocolos da MNNP-SUS.