Contexto

Featured Video Play Icon

O conceito fundamental que tem pautado o modelo de atenção em Curitiba é o de Sistema Integrado de Serviços de Saúde.  Os serviços de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde estão estruturados em rede, tendo sempre como ponto de partida e de acompanhamento a Unidade Básica de Saúde (UBS) proporcionando um atendimento integral de saúde do indivíduo.

As UBS são a principal porta de entrada do sistema e estão organizadas para o trabalho com base populacional em territórios determinados (áreas de abrangência) num modelo que vai além da atenção à demanda. A partir do diagnóstico da situação de saúde são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e enfrentamento continuado de problemas de saúde prioritários, pautados sobre fatores e condições de risco.

Na época, a rede pública de saúde de Curitiba era distribuída em 9 distritos sanitários, dispunha de 136 equipamentos municipais de saúde: 50 Unidades Básicas de Saúde Convencional, 55 Unidades Básicas de Saúde com Estratégia de Saúde da Família (178 equipes médico-enfermagem e 154 equipes de saúde bucal), 4 Unidades de Saúde Complexas, 2 Centros de Especialidades Médicas, 2 Centros de Especialidades Odontológicas, 3 Unidades Especializadas, 10 Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, 7 Centros Municipal de Urgências Médicas – CMUM, 1 US 24 horas, 1 Laboratório Municipal de Análises Clinicas e 1 Hospital Municipal.

Todo o território do município está coberto por serviços de Atenção Primária à Saúde, onde a cobertura populacional atendida pela estratégia Saúde da Família (SF) é de 34,71% e o restante é atendido pelo modelo convencional de atenção.

Para as ações desenvolvidas, as UBS contam com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultórios dentários e agentes comunitários de saúde, sendo o trabalho coordenado pela Autoridade Sanitária Local. As equipes contam ainda com os Núcleos de Apoio à Atenção Primária em Saúde (NAAPS). Cada NAAPS, integrado a UBS, é composto por um farmacêutico, um fisioterapeuta, um nutricionista, um profissional de educação física e um psicólogo, que desenvolvem ações individuais e coletivas de assistência, ações educativas de estímulo a hábitos saudáveis para a população em geral e com grupos específicos e educação continuada com os profissionais. São 29 NAAPS no município, sendo que cada um é responsável por um grupo de duas a cinco UBS. A SMS tem 7.043 colaboradores (Núcleo de RH/SMS – 11/2011).

contexto

Perfil do quadro de trabalhadores da SMS:

  • O IDQ contempla 100% de seus trabalhadores, em número de 7.450 pessoas atualmente;
  • 240 são gestores de níveis estratégico e gerencial;
  • Dos trabalhadores em torno de 78% são do sexo feminino;
  • 46% têm escolaridade de nível médio;
  • 50,3% de nível superior;
  • 3,75% até o nível fundamental;
  • 30 categorias profissionais/ocupacionais.