Avaliação de Desempenho

Featured Video Play Icon

A avaliação de desempenho dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba está diretamente vinculada ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Qualidade dos Serviços (IDQ), que por sua vez é apoiado por um sistema de avaliação e monitoramento. Este sistema tem por objetivo proporcionar metodologia e base instrumental para um processo de negociação e estabelecimento de metas, monitoramento e aferição de resultados que se inter-relaciona com um sistema de remuneração variável.

Sua metodologia está baseada em quatro tipos de avaliação:

  1. AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO SERVIDOR: realizada pela chefia imediata da unidade através de planilhas específicas. É realizada em dois momentos: em meados do processo e ao final do período de avaliação.
  2. AUTOAVALIAÇÃO: cada servidor faz a sua autoavaliação, num processo de autocrítica em relação ao seu desempenho no trabalho, seu comportamento no dia-a-dia e sua produtividade em relação aos resultados esperados.
  3. AVALIAÇÃO DA UNIDADE: realizada através da análise de metas estabelecidas para cada uma das unidades administrativas (18 metas extraídas do Plano Operativo Anual – consideradas estratégicas dentro do conjunto de metas de cada unidade administrativas – mais 3 metas administrativas).
  4. AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE: realizada por intermédio de pesquisas realizadas pela própria secretaria de saúde, onde setores que interdependem são avaliados uns pelos outros. E, para serviços prestados à população são contratados serviços de pesquisa de institutos especializados.

COMPOSIÇÃO DOS RESULTADOS FINAIS

Tipos de avaliação Pontuação Peso Total
1 Avaliação individual 0 – 100 45% Pontuação X peso
2 Autoavaliação 0 – 100 05% Pontuação X peso
3 Avaliação da unidade 0 – 100 35% Pontuação X peso
4 Avaliação da comunidade 0 – 100 15% Pontuação X peso
Total das avaliações(Resultado final) 0 – 100 100% = ou < 100

Resultado final avaliação do servidor: pontuação igual ou maior que 80 pontos sem nenhuma incidência em qualquer um dos fatores excludentes, dará ao servidor o direito ao adicional da remuneração variável dentro do IDQ (que por sua vez premia o mérito e remunera o ‘difícil provimento’).

SAIBA MAIS sobre o sistema de avaliação de desempenho, validação dos resultados, fatores excludentes no recebimento do adicional, bem como os resultados e o processo de informatização como apoio do sistema.