Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos:

fortalecendo o SUS com qualidade, equidade e conhecimento.

Conheça mais

O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) do Programa Mais Médicos é um espaço estratégico voltado à identificação, sistematização e compartilhamento de práticas inovadoras que fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade.

Resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a OPAS Brasil, o LIS promove a valorização do conhecimento gerado no cotidiano de gestores e profissionais de saúde, transformando experiências bem-sucedidas em referências para aprimorar políticas públicas, qualificar serviços e ampliar o impacto positivo no SUS.

Mais do que um repositório de boas práticas, o Laboratório atua de forma colaborativa, integrando diferentes atores e estimulando a inovação nos processos de gestão, assistência e formação — com foco especial nas ações do Programa Mais Médicos.

Sobre o Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos é uma política pública que enfrenta o desafio para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O programa leva médicos para regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais. Também promove a formação e qualificação dos profissionais por meio de parcerias com instituições de ensino. Essa estratégia visa garantir maior equidade no acesso aos serviços de saúde em todo o território nacional.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal, com apoio de estados e municípios, para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família – ESF do País, porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde da população são resolvidos.

A Atenção Primária à Saúde – APS é reconhecida por melhorar os resultados de saúde de forma mais justa. Estudos mostram que países que investem fortemente na APS tendem a ter uma população com melhores condições de saúde, mais equidade, menos internações desnecessárias e, por isso, um crescimento mais controlado dos gastos com saúde.

Materiais e Informações

Últimas Notícias

Projeto Mais Médicos para o Brasil – Resultado preliminar da etapa classificatória

Financiamento federal para equipes de Saúde da Família aumenta em 20% o repasse mensal para os municípios – acesse apresentação da SAPS/MS

Secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, convoca os municípios para finalizar o Censo das UBS até 31 de julho

Contato