Lições Aprendidas

Featured Video Play Icon

O pagamento do incentivo financeiro do PMAQ/AB representa uma estratégia de motivação dos servidores, visando à melhoria nos processos de trabalho, com melhoria da qualidade da assistência, com foco nos territórios, através da avaliação do desempenho das equipes de Saúde da Família.

Torna-se preciso, assim, valorizar o trabalhador de forma justa, de acordo com a sua participação eficiente na produção e promoção de saúde, bem como para o atendimento humanizado aos usuários do SUS.

O papel de protagonismo das Diretorias Regionais no processo é outro fator considerado como responsável pelo sucesso do PMAQ/AB em Guarulhos.

A avaliação externa realizada pelo MS é altamente valorizada, introduzindo no cenário um fator inédito e de alta credibilidade.

O processo do PMAQ/AB impulsiona de fato o planejamento das ações de saúde. Este é mais um aspecto a ser valorizado e incrementado.

Grande ênfase deve ser colocada em relação ao predomínio da equanimidade da distribuição de benefícios e incentivos sobre o clientelismo e o corporativismo tradicionais – nisso o PMAQ/AB mostra um acervo bastante positivo de mudanças comportamentais.

E por último, mas não menos importante, a necessidade de se investir na participação ampla, no aprofundamento progressivo e incremental das estratégias de mudança e no trabalho sistemático com aspectos simbólicos e culturais, além dos materiais.