Desafios

Featured Video Play Icon

O sucesso da iniciativa de Guarulhos é inquestionável, mas os próprios propositores da mesma admitem que alguns aspectos ainda podem e devem melhorar, conforme mostra a lista abaixo.
a) A existência de equipes incompletas, que representa um critério que impede a participação no PMAQ, é um problema real, já que o interesse legítimo de participar do programa por parte de muitos servidores, se vê frustrado por um fator contingencial, que escapa completamente à governabilidade dos interessados.
b) O fato de existirem servidores e equipes contratualizados e não contratualizados, nem sempre por opção própria, às vezes trabalhando lado a lado, é outro obstáculo ao desempenho mais satisfatório do programa.
c) A sustentabilidade do PMAQ/AB pode ser questionada atualmente, considerando a dependência do repasse federal, face às dificuldades políticas e econômicas vividas pelo pais e a recente troca de Ministro no MS.
d) O incentivo financeiro do PMAQ/AB, sendo fixo – e isso certamente não é injusto – levanta a questão do interesse das categorias que ganham mais, como os médicos, pelo programa; tal aspecto tem sido contornado, como se viu, pelo investimento na promoção de valores e aspectos simbólicos junto às equipes, mas não deixa de colocar dúvidas para o futuro, em eventuais cenários de ampliação do programa.
e) Aspecto mencionado é o de que PMAQ tem um enorme potencial de levantar expectativas, em relação a remuneração e condições de trabalho, inclusive, fator que, sem dúvida, levanta problemas e demandas nem sempre passíveis de atendimento.