Antecedentes / Contexto

Featured Video Play Icon

Desde o ano de 2006, já no contexto político partidário e administrativo atual de Guarulhos, foram instituídos os primeiros movimentos que resultaram no atual programa, mediante ênfase na atuação participativa local, com introdução dos temas da qualidade e remuneração variável em função de resultados.

Houve assim, uma escalada progressiva de adesão a programas gerados pelo DAB/SAS/MS, tais como o PROGRAB e o AMAQ, que vieram a ser substituídos pelo atual PMAQ/AB. Já em 2008 ocorreu na municipalidade um movimento de construção de planos de cargos e carreiras na PMG, em 2008, incorporando temas correlatos à avaliação de qualidade na agenda política da saúde. Desde o princípio, a atenção básica teve foco especial nas ações administrativas.

Há que se destacar, ainda, a continuidade técnica e política da administração municipal, tanto em termos de mando político como de manutenção de equipes técnicas e programas de governo, sendo também notável a presença contínua e o exercício equilibrado de uma liderança na saúde, apoiada por equipes técnicas bem qualificadas e permanentes.