Desafios

Featured Video Play Icon

No que se refere aos desafios a serem superados, o grupo de trabalhadores e gestores da MMNP-SUS/BETIM aponta para a necessidade de se encontrar um melhor modelo para discutir e encaminhar questões relacionadas com o financeiro, ainda que entendendo o nível de complexidade que o assunto requer.

Outro ponto colhido nos depoimentos foi a necessidade de desenvolvimento de um plano de comunicação que promova maior visibilidade sobre a existência da Mesa, sobre suas discussões e sobre suas conquistas, além da socialização destas para o conjunto de gestores e trabalhadores do SUS de Betim.

A incipiente comunicação ou a sua ausência, foi apontada como uma fragilidade que precisa ser melhor trabalhada, colocando-se também como um desafio. Isso pode ser melhor observado ao acompanharmos a fala de um dos representantes da classe trabalhadora que sentencia:

Não é claro para os trabalhadores ainda, que existe essa Mesa de Negociação Permanente em funcionamento. Quando a gente coloca os avanços, os trabalhadores não tem essa noção que partiu da Mesa essas negociações (Informação verbal)

Essa fragilidade referida no parágrafo anterior, segundo as falas dos entrevistados, é responsável pela baixa visibilidade da Mesa; baixo conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo coletivo; desinformação e não socialização dos avanços e ganhos da MMNP-SUS/BETIM.

A quebra de acordos pactuados na Mesa também foi algo apontado como ponto nevrálgico no processo de negociação coletiva, podendo desencadear a interrupção das atividades ordinárias da Mesa, desgaste e desconfiança entre os pares, além de tencionar os movimentos paredistas.

Outro ponto, classificado como “a ditadura do impacto financeiro”, e unanimemente entendido como limitador do processo de negociação, se refere a temas que envolvem recursos, sobretudo, aqueles que carecem de impactos financeiros.

No que diz respeito a esta matéria, o gestor municipal de saúde discorre sobre o entendimento de que:

A questão salarial é discutida e tratada na Mesa, todavia, não é decidida aqui na Mesa. (Informação verbal)

Segundo ele, a prefeitura tem um órgão de assessoramento e aconselhamento do prefeito intitulado Junta Especial Orçamentária e Financeira – JEOF, e é neste nível maior que a questão é decidida.

A fala de um dos representantes dos trabalhadores, transcrita a seguir, e a fala do secretario de saúde de Betim, citada no parágrafo anterior, revela unicidade  de compreensão, além do bom nível de democratização das relações entre gestores e trabalhadores da secretaria municipal de saúde de Betim.

A gente sabe das limitações da Mesa, por isso não tem ilusão não viu?! Tem questões que a gente sabe que não vai resolver na Mesa… Mas ela é um espaço importante, uma instância importante, onde o que é possível a gente resolver, a gente vai tentar resolver em consenso. (Informação verbal)

Também foi observado, segundo depoente, que há uma vinculação ainda muito forte quanto à judicialização dos processos, o que os pares entendem que com isso se perde muito no campo do diálogo solidário.