Betim

De origem que remonta ao início do Ciclo do Ouro, nos primórdios do século XVIII, Betim, cidade distante a apenas 30 km da capital mineira, é integrante da macrorregião metropolitana de Belo Horizonte. Considerado o quinto maior município de Minas Gerais, sua população é de 425.873 habitantes (IBGE/2012). É circunjacente aos municípios de Contagem, Ibirité, Juatuba, Mário Campos, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Esmeraldas.

Betim é sede da FIAT Automóveis desde 1976 e desde então, o município passou a receber outros empreendimentos de setores da metalurgia, alumínio, mecânica, serviços e logística, constituindo um polo industrial, de comércio e de educação e cultura, sediando também a Pontifícia Universidade Católica de MG.

Desenvolver ações estratégicas que garantam o acesso à educação, cultura e a capacitação profissional de pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, atuando em todos os pilares do núcleo familiar – pais, filhos e avós – promovendo a redução da desigualdade social e o crescimento do indivíduo e da comunidade.

Habilitado como município em Gestão Plena do Sistema Municipal – GPSM, Betim é sede de microrregião de saúde e do Consórcio Público Intermunicipal do Médio Paraopeba (Cismep).