Mobilização na OPAS em defesa do SUS

Como parte das atividades de celebração do Dia Mundial da Saúde cerca de 200 participantes fizeram uma corrente solidária em defesa do SUS – sistema considerado pela OPAS uma referência para as Américas e cujo fortalecimento...

mais notícias

 

ACESSE AS ENTREVISTAS
[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLQ2Ue6m-QUZKKeYPAVFsUtVjBSQuAqx1d&layout=gallery[/embedyt]
[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLQ2Ue6m-QUZJSkGgpidiVDFnyZMg8tr2U&layout=gallery[/embedyt]
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=7VRu9tSG5Yo&list=PLQ2Ue6m-QUZIrLzQxB4S3bqTAelodnDLK&layout=gallery[/embedyt]

Apresentações

Panorama - Setor Saúde em países da Europa
– O pesquisador Thomas Hone, do Imperial College do Reino Unido,  apresenta um panorama dos estudos internacionais sobre os efeitos da crise econômica no setor saúde em países da Europa.  (Acesse aqui a apresentação)

Perfil da gestão das Secretarias Municipais de Saúde do país
– Resultados preliminares da Pesquisa sobre os Cenários para Sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada  pesquisador André Bonifácio (UFPB) –  perfil da gestão das Secretarias Municipais de Saúde do país

Seminário APS- Estratégia chave para a sustentabilidade do SUS

Impacto da APS na redução das desigualdades em saúde e na melhora dos indicadores de saúde no Brasil e no mundo. James Macinko, Universidade de Califórnia. Los Angeles, Estados Unidos.

 

Programa Mais Médicos – impacto de uma política pública exitosa. Elisandrea Sguario Kemper, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Distrito Federal, Brasil.

 

Experiências mais significativas de APS, rumo à cobertura e acesso universal em saúde. Edson Araújo, Banco Mundial. Washington, Estados Unidos.

 

Inovando no modelo de atenção e reorganizando o sistema de saúde para responder aos novos desafios. Sergio Minué, Escola de Saúde Pública de Andaluzia. Granada, Espanha.

 

Experiências inovadoras no SUS com atenção a portadores de condições crônicas. Eugênio Vilaça Mendes, CONASS. Minas Gerais, Brasil;

 

LAboratório de Inovação em Samonte – Mônica Viegas, Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, Brasil.

 

Políticas de Recursos Humanos na Saúde voltadas para o fortalecimento da APS no Canadá. Jacques Girard, Universidade Laval, Quebec, Canadá.

 

A experiência do CONVERTE: inovando a gestão do trabalho para fortalecer a APS no Distrito Federal. Humberto Fonseca, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Distrito Federal, Brasil.

 

Formando profissionais orientados para a APS: a experiência da Escola Multicampi de Ciências Médicas no Rio Grande do Norte. George Dantas, Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Brasil.

 

Evidências internacionais de melhora da eficiência de sistemas de saúde baseados na APS. Maureen Lewis, Estados Unidos.

Documentos