APSREDES

Seminário encerra com compromisso de divulgar as experiências de participação social em saúde

A realização de uma mostra com as experiências selecionadas nas duas edições do Laboratório de Inovação sobre Participação Social em Saúde foi um dos encaminhamentos apontados pelos participantes do 2º Seminário Internacional de Inovação sobre a Participação e Controle Social na Elaboração e Monitoramento das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, realizado em Brasília nos dias 8 e 9 de novembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Opas Brasil. A continuidade dos trabalhos do Laboratório para 2013, visando reunir outras práticas bem sucedidas também foi outra sugestão prontamente acatada pelo secretário executivo do CNS, Márcio Fiorentino.

“O CNS precisa se alimentar dessas veias pulsantes que vêm dos municípios”, ressaltou Márcio Fiorentino na cerimônia de encerramento. “Qualificar o controle social para além da denúncia é prioridade para o Conselho Nacional de Saúde. A defesa do SUS não pode ser abstrata. O conselheiro tem que ser mais consistente para mostrar para o cidadão os seus direitos sobre o que é o conjunto das ações de saúde”, defendeu. Para o gerente da área de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas Brasil, Félix Rigoli, o compromisso é de continuidade dos trabalhos. “Foram apresentadas várias experiências de monitoramento de políticas de saúde durante o seminário. Isso mostra que precisamos favorecer a reprodução dessas práticas”, sugeriu.

Para o debatedor José Paranaguá de Santana, do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde da Fiocruz, as experiências trouxeram um conteúdo em comum que retrata a indignação com o desrespeito aos Direitos Humanos. “Não podemos ser tolerantes com mortes de mulheres na hora do parto ou crianças menores de um ano. A experiência de Cuiabá faz um apelo para que não convivamos mais com naturalidade situações inadmissíveis como a da mortalidade materna e infantil”, ressaltou Paranaguá.

A representante do CNS do segmento dos trabalhadores, Cristina Biz,disse que uma preocupação do Conselho é de tornar o cidadão um protagonista da participação social somando aos esforços dos conselhos instituídos. “Muitas das experiências aqui trazidas focam o cidadão como protagonista do controle social. Isso é muito gratificante para nós conselheiros”, disse.

O coordenador do Laboratório de Inovação, Flávio Goulart, chamou atenção para a autoria das experiências. “Percebi que os conselhos estaduais de saúde estão assumindo um protagonismo especial que não se via há algum tempo”, comemorou. Ele produziu um documento técnico com uma síntese analítica de todas as experiências aprovadas pelo Laboratório de Inovação, disponível para leitura (Acesse o documento).

A debatedora Maria de Socorro de Souza, que representa a categoria rural no Conselho Nacional de Saúde, chamou a atenção para a representatividade e representação dos conselhos de saúde. “Precisamos repensar sobre o formato dos conselhos pois muito que ali estão não representam as suas bases”, defendeu. Para ela, “as experiências selecionadas mostraram a cara do povo, especialmente quando traz elementos da educação popular”, destacou.

Acesse as apresentações:

– Conferência Magna – Pedro de Carvalho Pontual
Secretaria Geral da Presidência da República

– Fórum de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil – Cuiabá/MT – Eloá de Carvalho Lourenço

– Conselheiros estaduais de saúde por área de atuação regional – Pará – Benonilde Carvalho

– Implementação das Deliberações das Conferências de Saúde  – Secretaria Municipal de Saúde de Betim – MG – Eni Carajá

– Auditoria Cívica na Saúde – Imperatriz/MA –Felipe e Henrique Ziller

– Jornal Virtual da Saúde MEntal – Folha de Lírio -Joinvile/SC – Raphael Travia

 – Revitalização do Controle Social de Fortaleza/CE – Francisco Idenio P. Correia

– Educação Permanente no Conselho Municipal de Saúde – Goiás/GO – Neiton Pedro Chaves

– Educação Continuada dos Conselhos de Saúde – Maringá/PR – Elizabete Cristina Oliveira Ferreira

– Oficinas de Planejamento Municipal em Saúde – Crateús/CE – Elisfabio Duarte

 

 

 

=> SAIBA MAIS e acompanhe as fotografias do evento

Vanessa Borges
Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe