APSREDES

Prorrogada consulta pública à Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde – 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata

No 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata, a OMS, em coordenação com o UNICEF e o Ministério da Saúde do Cazaquistão, está organizando uma conferência global sobre Atenção Primária à Saúde a ser realizada entre os dias 25 e 26 de outubro de 2018, no Cazaquistão. A nova Declaração sobre Atenção Primária à Saúde será apresentada durante esta conferência.

Desta forma, a OPAS/OMS no Brasil convida toda a comunidade da Saúde brasileira a participar desta iniciativa. Poderão participar gestores, técnicos, profissionais e usuários da Saúde, assim como instituições representativas, de classe e de pesquisa. A expectativa das organizações internacionais é que a Declaração de Astana sobre APS esteja de acordo com a Declaração de Alma-Ata original, englobando as atuais realidades dos países e identificando os desafios futuros para o avanço rumo à saúde para todos.

A representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil elaborou um guia de orientação para preenchimento da consulta sobre a versão preliminar da Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde. O texto da versão preliminar da Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde também foi traduzido para o português para facilitar a participação da comunidade brasileira.

A consulta foi prorrogada até o dia 28 de julho, por meio do link https://extranet.who.int/dataform/789466?lang=enOs comentários podem ser enviados em qualquer língua (inclusive em português).

Quaisquer perguntas a respeito do processo de consulta podem ser dirigidas a hsa@paho.org.

Acesse os documentos:

Versão em Português da Prévia da Declaração de Astana – AA40-PR Prévia da Declaracion Astana

Guia de Preenchimento da Consulta em Português – AA40-PR Guia Preenchimento

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe