APSREDES

Programa articulador jovem de saúde (Vacaria)

O Programa foi criado em 2014 e conta com jovens, de 16 a 24 anos de idade, que são custeados com bolsas da prefeitura. Esses jovens realizam ações de mobilização na atenção básica e incentivam a prevenção de violência, uso de álcool e drogas. O objetivo do programa é promover e valorizar a cidadania e a vida. Como metodologia atuam em rodas de conversa com leitura de textos, dinâmicas etc. Promovem visitas aos espaços públicos do município para facilitar a integração e desenvolver ações nos denominados Territórios da Paz. O grupo, até então discriminado, fez uma parceria com a Associação de catadores para dar visibilidade as suas demandas. Promovem o protagonismo juvenil com a criação de peças de teatro e valorizam as habilidades artísticas dos jovens, através oficinas criativas com o uso da técnica de grafitti. Envolvem vários setores como a Polícia civil, educação, SMS, agricultura etc.

Resultados: projeto ainda em fase inicial. Apostam na eficácia das ações de promoção de saúde de jovens falando com jovens. Com os trabalhos executados conseguiram a doação do terreno dos catadores.

Dificuldades: financeiras, rivalidade entre grupos, preconceitos da presença dos jovens nos espaços de saúde.

Durante a visita a equipe técnica teve oportunidade de conhecer os detalhes do Programa Articulador Jovem de Saúde. Visitamos os painéis construídos pelos articuladores e grafiteiros na área dos catadores em torno da Área de Reciclagem do Lixo. Na visita à Escola Juventina Morena de Oliveira os  articuladores apresentaram o trabalho desenvolvido com os alunos da escola em Rodas de conversa, uma das técnicas usadas pelos AJS na discussão de vários temas como: cultura da paz, sexualidade etc. Em seguida assistimos a apresentação sobre o projeto Arte com Graffiti desenvolvidos pelos articuladores com o apoio do Atelier Livre, com a participação de adolescentes que anteriormente eram pichadores. A última atividade constou da apresentação teatral na Assembleia Legislativa de Vacaria sobre drogas e seus efeitos nocivos criada e realizada pelos jovens articuladores.

 

Participantes presentes durante a visita técnica:

Maria Helena Ruzany – Assessora do Ministério da Saúde

Maria Ignez Saito – Assessora do Ministério da Saúde

Cinthia Maria Cecato Picoli – Coordenadora do Programa AJS

Osvaldo Grigolo Júnior – Coordenadoria Municipal da Juventude

Wesley Boeira – Adjunto na Coordenadoria Municipal da Juventude

Dayse Pelissari Paganela – Enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Saúde

Adir Reginato – Secretário da Saúde

Adréia da Rosa Pinheiro – Representante da Secretaria Municipal de Educação

Adriana Marcolin – Diretora da Escola Municipal Juvetina Morena de Oliveira

Adriana Pagno Adreola – Presidente ASVAAL – Atelier Livre

Bianca Faoro – Moradora do Bairro Jardim América

Articuladores Jovens de Saúde: Bruna Vanessa Zanella, Luan Pessuti, Pedro Henrique Tavares, Cibele Prednisone-news.com.

6 Vacaria corr

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe