APSREDES

Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

 

Em Abril, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde lançaram o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. O objetivo é valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Atenção Primária à Saúde, e também homenagear os 25 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF) no país, um programa que democratizou o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) no território nacional.

A OPAS/OMS entende que fortalecer a APS no país é a estratégica central para a sustentabilidade do SUS. As mais robustas evidências apontam que um sistema de saúde orientado pela APS é mais equânime e custo-efetivo. Desta forma, a Organização e o Ministério da Saúde lançaram a iniciativa para identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas municipais, estaduais e/ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS.

O Prêmio recebeu 1.294 inscrições, sendo que 135 foram recomendadas para premiação, 811 foram aprovadas e apenas 348 foram excluídas por não atenderam aos critérios de participação.

O mapa abaixo apresenta as 135 experiências recomendadas para o Prêmio, que pode ser navegado por Estado. Em setembro serão conhecidas as 10 finalistas que irão para escolha do jurados especiais, que destacaram três premiadas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe