APSREDES

Prazo para envio de artigos sobre recursos humanos em saúde é prorrogado até 15 de janeiro de 2020

A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), prorrogou até 15 de janeiro de 2020 o prazo para envio de artigos que comporão a edição especial “Recursos humanos para uma saúde universal”, a ser publicada em 2020. Os trabalhos – que serão aceitos em português, espanhol ou inglês – podem ser enviados pelo site www.paho.org/journal.

O processo de seleção seguirá os procedimentos de revisão da Revista. Serão aceitos artigos originais de pesquisa, revisões sistemáticas, artigos de opinião e análise, artigos especiais ou comunicações breves. Dentro do tema principal dos recursos humanos para uma saúde universal, serão considerados os manuscritos que abordem estes três tópicos:

1. Fortalecimento e consolidação da governança e liderança dos recursos humanos em saúde

O fortalecimento dos recursos humanos no setor saúde com vistas ao alcance de uma saúde universal, centrada na atenção primária à saúde, exige decisões e apoio políticos. Neste tópico serão considerados artigos originais, revisões ou relatos de regulamentações, decretos e normas relativos a cooperação intersetorial (saúde, educação, trabalho, finanças, comunidade e outros), artigos sobre políticas de disponibilização de recursos humanos em saúde em áreas de difícil acesso (por exemplo, áreas rurais ou remotas), sobre mobilidade dos recursos humanos, bem como sobre condições de trabalho e educação, entre outros, que melhorem o desenvolvimento individual do trabalhador da comunidade e da sociedade.

2. Desenvolvimento das condições e capacidades dos recursos humanos em saúde para ampliar o acesso à saúde e à cobertura de saúde com equidade e qualidade

Neste tópico serão considerados manuscritos que apresentem evidências e resultados de escopo nacional sobre o desenvolvimento de competências profissionais individuais ou no contexto das equipes interprofissionais.

3. Interação com o setor da educação para responder às necessidades dos sistemas de saúde na sua transformação rumo ao acesso universal à saúde e à cobertura universal de saúde

A presença de recursos humanos em saúde com conhecimentos e capacidades para a prestação de serviços adequados depende de uma formação orientada para as necessidades do modelo de atenção definido pelo país. Neste tópico serão considerados manuscritos que apresentem pesquisa sobre planejamento de treinamento, currículos/planos de estudo e sistemas de avaliação que garantam a qualidade da formação profissional.

Ao apresentar os trabalhos, os autores devem seguir as Instruções aos Autores. É preciso indicar na carta de apresentação e na interface eletrônica de submissão que o artigo está sendo enviado para o número especial “Recursos Humanos para uma Saúde Universal” e informar em qual desses três tópicos o artigo se enquadra.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: contacto_rpsp@paho.org (indicar no assunto “Recursos humanos para uma saúde universal”).

 

fonte: paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe