Padronização no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’S), do município de Ariquemes/RO

Ariquemes/RO

Ao longo dos anos, a coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF), encontrava dificuldades administrativas para que todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenhassem suas atribuições de forma harmoniosa. Isso ocorria, em virtude de uma parcela significativa que não executava a sua visita domiciliar diariamente, como também, não lançavam as visitas domiciliares em tempo hábil.

Diantes o exposto, a coordenação da Estratégia Saúde da Família, cria normativa para melhorias e organização no processo de trabalho dos ACS, estabelecendo metas de visitas diárias, como também seus lançamentos no sistema utilizado pela Prefeitura municipal de Saúde. Assim, os ACS são atribuídos a meta de realizar, no mínimo, 10 visitas domiciliares diárias, em área urbana, e 6 visitas domiciliares diárias, em área rural, registrando-as no sistema no mesmo dia em que foram efetuadas, sendo efetuado através da atuação do Conselho Municipal de Saúde a sua colaboração com a validação da normativa, após o lançamento da resolução Nº 027 DE 25 DE JULHO DE 2023 , é apresentado ao Ministério Público de Ariquemes para apreciação.

Características da População:
território dos Agentes Comunitários de Saúde.
Estimativa Nº Pessoas Atendidas:
território de Ariquemes
Principais Desafios de Saúde:
Organização de rotina organizacional
Objetivos Principais:
Aumentar o número de pessoas acompanhadas pelo Agente Comunitário de Saúde, o mínimo 650 pessoas, e manter a assiduidade das visitas. Melhorar nos indicadores do Previne Brasil. Melhorar nos registros das visitas domiciliares no sistema de uso da Prefeitura Municipal de Ariquemes. Estabelecer rotina de trabalho entre os Agentes Comunitário de Saúde. Proporcionar organização nos processos de trabalho. Proporcionar isonomia no desempenho dos profissionais da categoria. Aperfeiçoar a supervisão do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Promover responsabilidade profissional na categoria. Proporcionar ferramenta administrativa municipal.
Resumo da Experiência:
Ao longo dos anos, a coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF), encontrava dificuldades administrativas para que todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenhassem suas atribuições de forma harmoniosa. Isso ocorria, em virtude de uma parcela significativa que não executava a sua visita domiciliar diariamente, como também, não lançavam as visitas domiciliares em tempo hábil. Diantes o exposto, a coordenação da Estratégia Saúde da Família, cria normativa para melhorias e organização no processo de trabalho dos ACS, estabelecendo metas de visitas diárias, como também seus lançamentos no sistema utilizado pela Prefeitura municipal de Saúde. Assim, os ACS são atribuídos a meta de realizar, no mínimo, 10 visitas domiciliares diárias, em área urbana, e 6 visitas domiciliares diárias, em área rural, registrando-as no sistema no mesmo dia em que foram efetuadas, sendo efetuado através da atuação do Conselho Municipal de Saúde a sua colaboração com a validação da normativa, após o lançamento da resolução Nº 027 DE 25 DE JULHO DE 2023 , é apresentado ao Ministério Público de Ariquemes para apreciação.
Resultados:
Aumento de primeiro semestre de 2023, antes da criação da normativa, quando os ACS realizaram 54.715 mil visitas, e o segundo semestre de 2023, após a apresentação da normativa, quando foram alcançadas 132.348 mil visitas domiciliares. Houve aumento da adesão dos grupos de riscos aos dias determinados para a realização dos grupos prioritários, acarretando em melhora no ranking do município no PREVINE BRASIL, saindo da colocação 41º no primeiro quadrimestre de 2023 para 15º no primeiro quadrimestre de 2025, nesse sentido, resultando em melhorias nas condições de saúde dos grupos prioritários.
Mais Informações