APSREDES

OPAS no Brasil reafirma a importância da APS Forte no Dia Mundial da Saúde

A Representação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil reunirá, em Brasília, no próximo dia 5 de abril, gestores federais, estaduais e municipais, profissionais de saúde, conselheiros, pesquisadores e estudantes para celebrar o Dia Mundial da Saúde comemorado no dia 7 de abril. Na oportunidade será realizada uma roda de conversa sobre a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) para a Saúde Universal e para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será transmitido online pelo site do Datasus (http://datasus.saude.gov.br/).

A roda de conversa será coordenada pela jornalista especialista em saúde, Claudia Collucci, da Folha de S. Paulo e os participantes serão: Daniel Knupp, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Carla Pintas, da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade; Claunara Schilling, da Rede de Pesquisas APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva; Erno Harzheim, do Ministério da Saúde; e o pesquisador Robert Janett, da Harvard Medical School.

O Dia Mundial da Saúde deste ano tem como tema “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares”. O coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Renato Tasca, explica que o Dia Mundial da Saúde no Brasil celebra o SUS e a estratégia adotada pelo Brasil para alcançar o Saúde Universal. “A estratégia que mais teve sucesso, que é considerada central para alcançar a saúde universal no Brasil chama-se Atenção Primária à Saúde que foi implementada pela Estratégia Saúde da Família”, diz Tasca.

Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

Como parte da celebração e para marcar os 25 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil, a OPAS em parceria com o Ministério da Saúde lançará a 1ª edição do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS. Nesta edição, o tema central do Prêmio será o Acesso na APS.

“Para uma APS Forte no SUS, nós precisamos aprender um com os outros para alcançar como resultado uma APS resolutiva e ordenadora da rede de atenção e que torne o SUS sustentável. Com este prêmio queremos dar visibilidade às melhores iniciativas desenvolvidas no SUS, sobretudo, em relação ao acesso à APS, acesso às ações de promoção de saúde, ao acesso aos programas que possam recuperar a cobertura vacinal que foi perdida nestes dois anos. Então esperamos, com o prêmio, reconhecer e compartilhar esses conhecimentos para que todos se beneficiem visando uma APS Forte”, explica Renato Tasca.

O edital será lançado no evento.

Saiba mais no vídeo abaixo:

 

Programação

Transmissão Online – Site Datasus http://datasus.saude.gov.br/ 

Data: 05 de abril de 2019

Horário: 9h00 a 12h00

Local: Auditório Carlyle Guerra de Macedo

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:

08:30 Mesa de abertura:

  • Erno Harzheim – representante do Ministério da Saúde
  • Leonardo Moura Vilela – Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
  • Mauro Guimarães Junqueira – Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
  • Fernando Zasso Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
  • Socorro Gross Galiano – Representante da OPAS/OMS no Brasil

09:00  Lançamento da 1ª edição do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

09:30 Roda de conversa: “Atenção Primária Forte: estratégia essencial para a Saúde Universal e a sustentabilidade do SUS”:

  • Robert Janett – Harvard Medical School
  • Daniel Knupp – Sociedade Brasileira Medicina de Família e Comunidade
  • Carla Pintas – Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade
  • Claunara Schilling – Rede Pesquisas APS ABRASCO
  • Erno Harzheim – representante de Ministério da Saúde
  • Coordenação: Claudia Collucci – Folha de S. Paulo

11:30 Foto/filmagem da “corrente de solidariedade” em defesa do SUS e da Saúde Universal, com os participantes do evento. A atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde e está sendo realizada em todo o mundo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe