APSREDES

OPAS e Ministério da Saúde vão premiar três experiências em Atenção Primária à Saúde

As três experiências ganhadoras do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal serão conhecidas no dia 29 de outubro, em cerimônia organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O evento, que será transmitido em tempo real, vai reunir as 11 práticas finalistas selecionadas pelo comitê técnico entre as 1.294 participantes, além de gestores das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, profissionais de saúde, entre outros.

As experiências ganhadoras foram escolhidas por time de jurados especiais que escolheram as práticas a partir das necessidades do cidadão no território. Fizeram  parte do grupo a colunista Claudia Collucci (Folha S. Paulo), a radialista Mara Régia (Rádio Nacional), a repórter Lígia Formenti (Estadão), o médico Drauzio Varella e os jornalistas Luiz Fara Monteiro (TV Record), Alan Ferreira, Chico Pinheiro (TV Globo) e Lise Alves (colaboradora da revista The Lancet).

As 11 experiências finalistas, que estão detalhadas no site do Portal da Inovação na Gestão do SUS, são:

  • Produzindo inclusão da população ribeirinha pelas ações da Unidade Básica de Saúde Fluvial (Tefé/Amazonas).
  • Estratégias de acesso aos grupos prioritários nas campanhas de vacinação contra a Influenza no municípios de Mombaça-CE: primeiro lugar no ranking do Estado (Mombaça/Ceará).
  • Programa Corujão da Saúde (Doresópolis/Minas Gerais).
  • Implantação do laboratório de inovação as condições crônicas (Santo Antônio do Monte/Minas Gerais).
  • Reabilitação na Atenção Primária: a classificação de risco como ferramenta na garantia de equidade na assistência. (Senador Canedo/Goiás).
  • Menina do Laço de Fita: a ternura como essência, a luta como princípio e o empoderamento como estratégia para a cidadania (Abaetetuba/Pará).
  • Papel do Protocolo da Enfermagem no Processo de Acolhimento e Primeira Consulta para zerar as filas na Atenção Primária em Saúde (Jaraguá do Sul/Santa Catarina).
  • Os desafios da implementação de ações em Promoção de Saúde no cenário escolar: relato de experiência de um Grupo de Crianças no Salgueiro (Rio de Janeiro/Rio de Janeiro).
  • Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular junto aos Médicos e Pacientes da Rede de Atenção Primária à Saúde do Rio Grande do Sul: Projeto Olhar Gaúcho (Rio Grande do Sul).
  • Fixando o Médico de Família no Cenário de Formação: uma Prática Exitosa de Residência Descentralizada sob Gestão Estadual (Florianópolis/Santa Catarina).
  • Formas de reorganização dos processos de trabalho para a ampliação do acesso na Atenção Primária á Saúde (São Paulo/São Paulo).

Premiação

Os autores das três práticas vencedoras participarão de uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de atenção à saúde centrada no usuário do sistema, cujo destino será escolhido pela OPAS. Elas também vão compor a publicação técnica eletrônica editada pela OPAS e Ministério da Saúde, chamada NavegadorSUS, a ser lançada no evento.

Além disso, as três experiências serão analisadas em profundidade e sistematizadas por pesquisadores em estudo de caso a ser publicado no primeiro semestre de 2020, na publicação científica APS em Revista, editada pela Rede de Pesquisa em APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A publicação eletrônica NavegadorSUS trará ainda a ficha técnica das experiências ganhadoras e das finalistas, o resumo das experiências indicadas para o prêmio e a lista das práticas aprovadas na iniciativa. A análise técnica das experiências inscritas no Prêmio APS Forte para SUS ficou a cargo de um grupo de trabalho composto por gestores, profissionais de saúde, acadêmicos, especialistas nacionais e internacionais, convidados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e da OPAS Brasil.

Transmissão online – link http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal  e também nos sites www.apsredes.org e www.saude.org.br

Dia – 29 de outubro

Horário – 9h às 12h

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe