APSREDES

OPAS e Cofen anunciam novo cronograma para as atividades do Laboratório de Inovação em Enfermagem

Devido a grande adesão ao Laboratório de Inovação em Enfermagem, que recebeu 329 inscrições de experiências de todas as regiões do país, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ajustaram as datas do cronograma de atividades. No dia 27 de janeiro, a comissão organizadora divulgará as experiências que participarão do seminário em Brasília, onde os autores terão a oportunidade de apresentar presencialmente a prática desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, as experiências tratam sobre dois temas: a “Ampliação do escopo de práticas da Enfermagem no SUS”, que teve 167 experiências inscritas e o da “Valorização da Enfermagem” que contou com 162 relatos.

“Em virtude do grande número de inscritos, tivemos que ampliar nosso cronograma para terminarmos a avaliação desses trabalhos e selecionar os 30 melhores. Isso para nós é um grande prazer, pois esse é o ano da Enfermagem e precisamos, cada vez mais, mostrar tudo que os enfermeiros vem fazendo. Temos que ser mais empreendedores, mostrar o nosso trabalho. A Enfermagem precisa ser vista como aquele profissional capaz de impactar a saúde da população”, afirmou a vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho.

Os critérios que estão sendo observados pelos avaliadores do Laboratório de Inovação em Enfermagem são: caráter inovador, sustentabilidade, replicabilidade no SUS, institucionalidade e coerência da proposta relatada com o objetivo da intervenção, conforme previsto no edital. Cada experiência está sendo analisada por dois avaliadores e na discordância de resultado, a comissão organizadora passa a experiência para a avaliação de um terceiro examinador. O prazo da divulgação desta primeira fase de avaliação estava previsto inicialmente para o dia 13 de janeiro.

O Seminário em Brasília será realizado nos dias 12 e 13 de março deste ano, segundo o novo cronograma. Neste encontro, os examinadores vão escolher as experiências que serão visitadas “in loco”, no período de abril e maio. “Com o novo prazo, os avaliadores estão com mais tempo para analisar todas as experiências com calma, assim como, a Opas e o Cofen terão mais tempo para organizar os preparativos administrativos para o seminário em Brasília. Tenho certeza de que teremos um belo encontro pois mostraremos a força da Enfermagem no SUS”, explica a coordenadora da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços da OPAS, Mónica Padilla.

Os avaliadores do Laboratório de Inovação foram indicados pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), pelos Ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Gestão do  Trabalho e da Educação na Saúde) e da Educação (com representantes da Secretaria do Ensino
Superior), e pela OPAS e Cofen.

Cronograma atualizado em 14 de janeiro de 2020:

 

ETAPA

DATAS

Período de inscrição das experiências

23/09/2019 a 30/11/2019

Avaliação – Etapa 1 – Avaliação pela Comissão

Dezembro/2019 e Janeiro/2020

Divulgação da relação das experiências classificados para a etapa 2 de avaliação

Até 27 de janeiro de 2020

Avaliação – Etapa 2 – Seminário

12 e 13 de Março de 2020

Divulgação dos resultados da 2ª etapa

Abril de 2020

Avaliação – Etapa 3 – Visitas técnicas

Abril e Maio de 2020

Divulgação dos resultados da 3ª etapa- RESULTADO FINAL

Junho de 2020

Organização da publicação das experiências selecionadas

Junho a Setembro de 2020

Seminário e Cerimônia de Reconhecimento

22º CBCENF em novembro de 2020

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe